dica de leitura
Sugestão de Leitura
21 de junho de 2018
por: Lucas Xavier
Arthur Timm

7 maneiras de estudar para o vestibular

cdddd

Os vestibulares em todo o Brasil estão chegando com força total e os alunos querem ser aprovados. Só que manter o ritmo nos estudos, focar nos conteúdos e ainda manter a concentração sem desviar o foco não é tão simples assim. Por isso, preparamos este artigo para você que vai trazer 7 métodos de como estudar para o vestibular. Boas provas!

Como estudar para o vestibular?

É claro que isso não é uma das tarefas mais fáceis e você precisa abrir mão de certas coisas até as provas passarem. Depois é só comemorar os resultados com a família e os amigos. Veja as dicas abaixo:

Mantenha o ritmo de estudo

Você não precisa aumentar as horas que se dedica aos estudos e não precisa mudar a maneira de estudar. Se você manteve desde o começo do ano, um ritmo regular de estudo, provavelmente já está adaptado a esse ritmo.  

Vale ressaltar que, além do ritmo, é importante manter o modo de estudar. Se você passou o ano estudando em casa e sozinho, não compensa passar a estudar em grupo. Você só deve mudar a forma de estudar se houver uma troca, ou seja, se você ensinar o colega e ao mesmo tempo aprender algo com ele.

Descanse

Essa talvez seja uma das dicas mais importantes de como estudar para o vestibular. Agora é hora de deixar de sair para a balada com os amigos e focar nos estudos. Além disso, é muito importante manter o sono em dia. O estresse emocional até o dia da prova é muito grande, por isso, é essencial o descanso regular. Procure dormir pelo menos 8 horas por noite e quando for para a cama, procure relaxar ao máximo.

Leia os livros pedidos no processo seletivo

Se você ainda não leu os livros que caem no vestibular que fará, aproveite o tempo que falta até a prova para lê-los. Existe muita diferença entre ler o livro e ler apenas o resumo. A obra integral é muito mais completa e te dá mais chances de acerto nas provas.

Faça redações

Essa é outra dica sobre como estudar para o vestibular. Faça pelo menos uma redação por semana. Mostre seu texto para o professor do cursinho ou para os colegas para que eles possam avaliar a redação. Aceite as críticas que ouvir, pois elas podem te ajudar bastante a melhorar nas próximas redações.

Resolva simulados

É muito importante conhecer bem o tipo de prova que você vai fazer, pois além de ficar por dentro de como o conteúdo é cobrado, aprende também a administrar o tempo das provas. Para conhecer cada modelo, nada melhor do que resolver as questões dos vestibulares passados. É fundamental treinar a prova que vai fazer.

A resolução de simulados também são importantes para o estudante. Com ele, é possível saber o que estudar e como fazer da melhor maneira. Monte uma tabela com as questões que errou no simulado e tente identificar o motivo do erro. Com isso, é possível aumentar as chances de aprovação.

Foque no conteúdo em que tem domínio

Outra dica essencial sobre como estudar para o vestibular. Com as provas se aproximando, é hora de aprimorar seus conhecimentos. Aproveite as últimas semanas que antecedem as provas para estudar as matérias que você sabe alguma coisa mas que pode aprender mais.

Mantenha-se informado

Não deixe de ler revistas, jornais e sites de informação, pois eles são cruciais para se manter informado, principalmente para as provas do vestibular e para ter argumentos na hora de escrever a redação.

Esperamos que as dicas sobre como estudar para o vestibular tenham lhe ajudado. Boas provas!

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

As aventuras de Pi
Dicas

As aventuras de Pi


15 de janeiro de 2021
Instinto Assassino
Dicas

Instinto Assassino


08 de outubro de 2021
Dicas para uma melhor interpretação de texto
Ensino Médio

Dicas para uma melhor interpretação de texto


23 de julho de 2018
  • Visualizar por ano
  • Visualizar por categoria
Skip to content