dica de leitura
Arthur Timm

9 atualidades que podem cair no vestibular em 2018

atualidades

Se você está estudando para o vestibular, além de dominar tudo que aprendeu dentro de sala de aula, deve também estar por dentro dos últimos acontecimentos que modificaram o cenário político e econômico tanto nacional como internacional.  Esse é um dos fatores que podem garantir o seu bom desempenho para o ingresso na faculdade. Hoje, trouxemos 9 atualidades que podem cair nas provas.

Atualidades para vestibular

Preste atenção nos possíveis assuntos abaixo que podem ser temas de redações e questões do vestibular ou do ENEM.

1 – Estatuto do Desarmamento

O estatuto do desarmamento foi sancionado em 2003 e apresenta dados significativos desde então. Um deles é de que, na última década, mais de 130 mil armas saíram de circulação e mais 160 mil vidas foram salvas no Brasil. No entanto, algumas opiniões levantam polêmicas sobre a legalidade da posse de armas de fogo. Com isso, a divisão entre os que defendem e os que são contra, aumentam as possibilidades desse assunto ser um dos mais debatidos durante as eleições presidenciais de 2018.

2 – Os novos problemas de privacidade na internet

Os avanços da tecnologia facilitam a comunicação e o acesso à informação. Na contramão, estar conectado também traz polêmicas. Um das mais famosas foi quando a justiça brasileira tentou bloquear o aplicativo de conversas WhatsApp, com o objetivo de obter alguma informação que contribuísse para investigação de crimes. O aplicativo não liberou as devidas informações e por isso, a privacidade na internet divide opiniões sobre ética e segurança.

3 – Mobilidade urbana

Com o crescimento desenfreado da população, as grandes cidades brasileiras ainda sofrem com uma infraestrutura precária. Os conflitos relacionados à mobilidade urbana, como transportes coletivos de má qualidade, resultam em uma busca maior por veículos particulares. Por essa razão, congestionamentos frequentes, poluição gerada por veículos e acidentes no trânsito podem ser uma das atualidades para vestibular.

4 – Crise política no Brasil

A crise política que assola o Brasil desde 2015 já é classificada como uma das maiores de toda a história do país.  As primeiras denúncias da Operação Lava-Jato e o impeachment de Dilma Roussef, destaca-se como os principais acontecimentos responsáveis por desestabilizar todo o cenário governamental brasileiro.

5 – Previdência Social

Mais uma das atualidades para vestibular. Com propósito de garantir benefícios a aposentados e pensionistas, a Previdência Social vem sendo alvo de inúmeras polêmicas. Discutida pelo congresso nacional, ela levanta opiniões divergentes entre os que preocupam-se mais com a economia contra os que ponderam o bem-estar da população.

6 – Operação Carne Fraca

A Operação Carne Fraca começou em março de 2017 e trouxe à tona diversos casos envolvendo a produção de carnes no Brasil. Entre os escândalos, destacam-se a lavagem de dinheiro e a exportação de produtos não apropriados para o consumo, resultados de um processo químico que dava a aparência de carne fresca para as carnes vencidas.

7 – Prisão do ex-presidente Lula

A denúncia ao ex-presidente Lula aponta que o mesmo fazia parte do esquema de corrupção da Lava-Jato. Sobre as acusações, é alegado que o ex- presidente tenha recebido como propina um apartamento triplex no Guarujá em troca de contratos com a Petrobras que favoreciam diretores da estatal.

8 – Reforma do ensino médio

A reforma do ensino médio, cujo objetivo é melhorar a educação do país, ainda gera polêmicas. Muitos profissionais da educação criticam essa medida, alegando motivos como a exclusão da opinião de quem trabalha na área. O problema é que essa medida foi tomada por superiores que não estão relacionados com a área da educação.

9 – Reforma Trabalhista

Aprovada pelo senado em novembro do ano passado, a reforma trabalhista trouxe inúmeras mudanças sobre os direitos dos trabalhadores e é uma das atualidades para vestibular. A reforma se tornou alvo de críticas, graças às alterações em relação às férias e jornada de trabalho. Esse assunto tem grandes chances de ser cobrado nas provas.

Boa prova!

6 dicas de como escolher o curso certo
Dicas

6 dicas de como escolher o curso certo

20 de junho de 2018
4 dicas para estudar em casa durante a quarentena

4 dicas para estudar em casa durante a quarentena

19 de março de 2020
O que é uma Universidade Comunitária?

O que é uma Universidade Comunitária?

30 de julho de 2018
  • Visualizar por ano