dica de leitura
Sugestão de Leitura
22 de março de 2018
por: Joelson Schmitt
Arthur Timm

Como conseguir um estágio na minha área de estudos?

Confira dicas preciosas para quem busca uma primeira oportunidade de trabalho

Como-conseguir-um-estagio-na-minha-area-de-estudos-blog-unifebe-capa

Praticamente todas as pessoas que cursam faculdade, sonham em conseguir um estágio, de preferência na sua área de atuação.

Se você também é uma dessas pessoas, pode ficar animado, pois o início do ano é a melhor época para começar com o pé direito no mercado de trabalho.

Confira nossas dicas preciosas e saiba como você pode conseguir aquele estágio dos sonhos!

Como conseguir estágio?

Antes de procurar por um estágio, você deve levar em consideração alguns pontos como o período do curso que você está e qual área do mercado de trabalho você se identifica mais.

Conheça as competências valorizadas

Algumas competências comportamentais são extremamente valorizadas pelas empresas que contratam para vagas de estágio.

Adaptabilidade e flexibilidade são as competências consideradas mais importantes porque demonstram dedicação e aceitação de novas atividades.

Uma boa comunicação verbal e escrita também contam muito nessa hora.

A capacidade de trabalhar em equipe é outra característica muito bem vista pelos entrevistadores, pois demonstra habilidade de se relacionar positivamente com o grupo de trabalho.

Trabalhar em equipe é sinal de autoconfiança, energia, bom humor e determinação na realização dos objetivos do grupo.

Acerte no português

Esse é o momento em que os estudantes mais erram na hora da seleção.

Erros de português, principalmente na comunicação escrita, são determinantes para a admissão ou reprovação dos estagiários. Cerca de 40% dos candidatos são reprovados na prova de redação, por causa de erros graves na escrita.

A dica para que isso não aconteça com você, é ler e escrever muito para absorver todo o vocabulário. Para melhorar a comunicação oral e a expressão corporal, a recomendação é treinar em frente ao espelho.

Isso também é ótimo para treinar o seu autoconhecimento e saber como se manifesta com sua voz e com o seu corpo.

Tenha experiências válidas

A maioria dos candidatos a uma vaga de estágio não tem nenhum tipo de experiência profissional para relatar na hora da entrevista.

Isso é até aceitável, já que cerca de 90% deles estão iniciando a sua carreira profissional.

Se esse for o seu caso, não se preocupe, mas tome o cuidado em falar sobre algumas atividades que demonstrem suas habilidades.

Elas podem ser sobre um trabalho em grupo na faculdade, uma atividade extracurricular ou até uma participação em palestras, feiras e eventos voltados para sua profissão. Tudo isso conta e muito na hora da seleção.

Defina o foco

Esse é um ponto crucial para começar com o pé direito na sua área de atuação.

Busque sempre atividades que estejam alinhadas com o seu perfil. É importante que você mantenha o foco em algumas empresas nas quais você gostaria de trabalhar e que estas estejam dentro da sua área de atuação.

Estude a empresa

Quando você for convocado para participar de um processo seletivo, procure saber um pouco sobre a empresa, bem como o ramo de atuação no mercado.

Além de demonstrar interesse da sua parte, evita que você fique perdido durante a entrevista. Faça uma pesquisa no site da empresa para saber um pouco mais sobre a sua história no mercado.

Chegue com calma

Fique de olho no relógio e evite chegar atrasado, pois isso é mal visto pelas empresas. Chegue com dez minutos de antecedência e mantenha-se calmo.

Ter um tempo a mais é ideal para aproveitar e observar outros pontos da empresa como a forma como as pessoas se comunicam, as dependências e até os trajes das pessoas.

Não invente histórias

Pode até parecer um pouco óbvio, mas você jamais deve inventar histórias sobre você ou sobre suas experiências profissionais.

Todas as informações serão checadas pelo entrevistador e mentiras desse tipo podem acabar de vez com qualquer chance que você teria naquela empresa.

Seja sempre você e demonstre todas as suas competências.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Intercâmbio UNIFEBE e seus benefícios
Intercâmbio

Intercâmbio UNIFEBE e seus benefícios


17 de agosto de 2018
A menina que não sabia ler
Dicas

A menina que não sabia ler


07 de maio de 2021
Novo curso de Medicina UNIFEBE
Novidades

Novo curso de Medicina UNIFEBE


02 de outubro de 2018
  • Visualizar por ano
  • Visualizar por categoria
Skip to content