dica de leitura
31 de janeiro de 2018
por: Joelson Schmitt
UNIFEBE

Como organizar melhor o tempo para estudar?

Entenda como organizar o seu local de estudos e a sua rotina pode ajudar você a aprender mais e melhor

Portrait of a student girl sitting at the desk biting her fist

Com a correria do dia a dia, tempo é algo precioso e que não pode ser desperdiçado, concorda?

Às vezes, fica difícil conseguir estudar o suficiente para uma prova ou um concurso público, mas com um pouco de boa vontade e organização é possível obter um tempo específico para se dedicar aos estudos.

Quer saber como isso é possível? Leia esse artigo até o fim e confira algumas de nossas dicas!

Organize o tempo

Especifique o que você faz ao longo da semana. Depois de saber seus compromissos fixos, usufrua do tempo livre restante e separe uma parte dele para estudar.

Se for possível, estabeleça um horário fixo para estudar, pois dessa forma, você criará o hábito de sempre estudar no mesmo horário.

Separe esse tempo em pequenos blocos de estudo de 50 minutos e depois faça uma pausa para descanso de 10 minutos. Esse intervalo é necessário para que o aprendizado das informações seja mais eficaz. Na hora da pausa, faça um lanche ou escute uma música!

Monte um calendário

Outra boa dica de como organizar o tempo para estudar é montar um calendário completo do ano ou semestre letivo. Com ele em mãos, você poderá ver com mais clareza todos os prazos que deverá cumprir e terá tempo de se organizar previamente para aquela prova ou trabalho acadêmico.

Evite estudar em vésperas de provas ou até no próprio dia, pois isso pode te deixar ainda mais apreensivo e dificultar seu aprendizado!

Escolha um local calmo

Se você realmente quiser organizar a forma como estuda, escolha um bom local para isso. O seu lugar de estudar deve ser, preferencialmente, sempre o mesmo. Evite locais muito movimentados e barulhentos, pois isso pode atrapalhar sua concentração.

Mantenha seu local de estudo sempre organizado e deixe todo o material acessível para que você evite perda de tempo.

Faça o possível para não ser interrompido enquanto estiver estudando e evite usar celulares ou outro tipo de distração online.

Quanto mais silencioso for o local de estudo, maiores são as chances de você conseguir se concentrar.

Divida suas tarefas

Organizar o tempo para estudar nem sempre é tarefa fácil.  Por isso, adquira o hábito de começar a estudar sempre pela matéria mais difícil, pois você estará com a mente mais descansada e com mais pique, o que facilitará a compreensão de todo o conteúdo.

Depois disso, você pode se dedicar aos assuntos que você tem maior domínio. Jamais faça o contrário, pois o risco de você estar cansado na hora de aprender o assunto mais denso é enorme!

Tenha prioridades

É natural querer organizar o tempo para estudar e no final acabar fazendo outra coisa. Seja por falta de vontade ou preguiça, o fato é que você deve evitar as distrações e pensar que elas podem ser bem mais proveitosas depois que você estudou e está com o tempo livre.

Dê prioridade para matérias que são mais relevantes para você naquele momento e deixe os assuntos menos importantes para depois. Se for possível, faça uma lista das prioridades semanais ou diárias.

Facilite seu aprendizado

Atualmente, existem vários recursos na internet e em outros meios que podem ser usados para estudar. Use e abuse deles para tornar o seu aprendizado menos cansativo e mais agradável.

Uma outra boa dica de como organizar o tempo para estudar é buscar por jogos, experiências ou vídeos sobre o assunto que está estudando.

O mais importante é que você aprenda todo o conteúdo e se for de uma maneira mais prazerosa, melhor ainda, certo? Se você seguir à risca essas dicas, vai conseguir estabelecer uma rotina de estudos e tirar boas notas.

Lembre-se de que a organização é um dos segredos do sucesso para quase tudo na vida.

Gestão financeira EAD: onde posso trabalhar?
EAD

Gestão financeira EAD: onde posso trabalhar?

22 de março de 2018
Tipos incomuns (algumas histórias)
Dicas

Tipos incomuns (algumas histórias)