dica de leitura

Diferença entre Educação Semipresencial e a Distância

maxresdefault

Diferença entre Educação Semipresencial e a Distância

Com o avanço da tecnologia, a forma com que a educação é praticada em nossa sociedade vem se transformado radicalmente. Nos últimos anos, a modalidade de educação a distância (EaD) está dominando o mercado, bem como o modelo semipresencial, e, mais recentemente, o híbrido.

Mas você conhece as diferenças entre elas? Leia todo esse artigo que a UNIFEBE preparou para você e saiba mais sobre o assunto.

Educação Semipresencial

Trata-se de um modelo de educação formal que se caracteriza por mesclar duas modalidades de ensino: presencial (off-line) e a distância (on-line). Na parte on-line, o aluno possui controle sobre alguns elementos do seu estudo, como o tempo, o modo, o ritmo de estudo ou o local.

Por exemplo, o aluno pode estudar na universidade, em casa, no laboratório de informática, na biblioteca ou mesa do pátio da instituição de ensino. Ele pode fazer pesquisas em livros, no celular ou em um computador. O que realmente importa no estudo on-line é o aluno ter o controle sobre seu aprendizado, tomando decisões que favoreçam sua autonomia, além de usar todos os recursos tecnológicos disponíveis. O ponto forte dessa parte é a flexibilidade para aprender, o estudo pode ser adaptado e personalizado às necessidades do estudante.

Uma informação importante é que todos os recursos didáticos disponibilizados no ambiente virtual têm o objetivo de estimular a autoaprendizagem.Mas o estudante não está sozinho durante o estudo on-line. No ambiente virtual, ele compartilha a construção do conhecimento com professores, tutores e colegas da turma.

Já a parte presencial deve ser realizada dentro da instituição e pode ter vários momentos distintos. O aluno estuda em grupos ou com toda a turma, com a presença de um professor. O ponto forte dessa parte é a valorização experiência prática e interação entre professores e alunos.

Todos os momentos durante a parte off-line do semipresencial estarão relacionados a um objetivo central que é o de aprendizagem dentro do ambiente universitário.

Curso EaD

Todos os modelos de ensino têm suas peculiaridades. Mas, o nível de exigência de qualquer uma das modalidades é o mesmo. A grande diferença está no modo como ocorre a comunicação no curso EaD, pois os professores e alunos não precisam estar no mesmo ambiente ou no mesmo horário para que as aulas aconteçam.

Essa flexibilidade de agenda permite que um aluno estude a distância e concilie com maior facilidade seus estudos com outras atividades, como trabalho e compromissos familiares. Por outro lado, ter o poder de decidir os dias e horários que serão dedicados aos estudos exige bastante organização e disciplina.

Na educação a distância (EaD), as salas de aula tradicionais dão lugar a um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), que é uma plataforma digital onde os alunos matriculados podem assistir às aulas, acessar o plano de ensino da disciplina, entrar em contato com professores para tirar dúvidas, participar de fóruns de discussão e chats, entre outras atividades.

Assim como no semipresencial, cada disciplina possui material didático que fica disponível para o aluno e serve de base para o professor conduzir o curso.

Além disso, existem materiais complementares que ficam acessíveis aos alunos pelo sistema. São vídeo-aulas, palestras, textos e listas de exercícios.

Na EaD, o estudante somente tem o compromisso de realizar uma avaliação presencial por disciplina, que pode ser agendada conforme cronograma do curso e disponibilidade do aluno.

Agora que você conhece as diferenças, confira nossos cursos EaD e semipresenciais!

Uma vida entre três cachorros: memórias
Dicas

Uma vida entre três cachorros: memórias

06 de novembro de 2020