dica de leitura
08 de maio de 2018
por: Joelson Schmitt
Arthur Timm

Educação Semipresencial: o que é? Como funciona?

semipresencial

Educação Semipresencial: o que é? Como funciona?

Com o avanço tecnológico, especialmente nas áreas da informação e comunicação, que estão dominando o Brasil e o mundo nos últimos anos, surgem novas modalidades de ensino, além das que existem tradicionalmente no mercado.

Uma das modalidades cada vez mais procuradas pelos alunos e que está em alta é a educação semipresencial. Ficou curioso para saber o que é? Então leia este artigo que a UNIFEBE preparou para você e saiba como funciona!

O que é a educação semipresencial?

Trata-se de um modelo de educação formal que se caracteriza por mesclar duas modalidades de ensino.

A primeira é a modalidade a distância, em que o estudo acontece on-line, em um ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA). No AVEA, o aluno tem objetivos a cumprir com leituras, vídeos, exercícios, fóruns, chats e análise de trabalho do seus colegas.

A segunda modalidade é a presencial, que é o momento em que o aluno estuda em grupo, seja com o professor ou colegas, valorizando a interação e o aprendizado coletivo e colaborativo de todos.

Como funciona?

Na parte a distância, on-line, o aluno possui controle sobre os elementos do seu estudo, como o tempo, o modo, o ritmo de estudo ou o local.

Por exemplo, o aluno pode estudar na instituição de ensino, em casa, no laboratório de informática, na biblioteca ou em qualquer lugar que preferir. Ele pode fazer pesquisas em livros, no celular ou em um computador, por exemplo.

O que realmente importa no estudo on-line, é o aluno atingir os objetivos de aprendizagem, tomando decisões que favoreçam sua autonomia, fazendo uso de todos os recursos tecnológicos disponíveis. O ponto forte dessa formação é a flexibilidade para prender, o estudo pode ser adaptado e personalizado às necessidades do estudante.

Já a parte presencial deve ser realizada dentro da instituição e pode ter vários momentos distintos. O aluno estuda em grupos ou com toda a turma, com ou sem a presença de um professor.

O ponto forte dessa parte é a valorização das interações entre professores e alunos.

Os modelos

Os modelos de educação  semipresencial podem ser basicamente divididos em duas categorias. Os modelos sustentados, que preservam algumas características do ensino considerado tradicional, e os modelos que rompem com as características do formato educacional que se tem hoje, também chamado de híbrido.

Qual o objetivo?

A educação semipresencial foi projetada para possibilitar uma formação mais completa, interativa e personalizada. Essa modalidade de ensino na UNIFEBE possui uma abordagem diferenciada, especialmente porque emprega metodologias ativas de aprendizagem.

O principal objetivo é formar profissionais capacitados a lidar com os desafios de um mercado cada vez mais tecnológico e exigente.

Atualmente, essas profissões exigem muito mais prática do que somente a teoria. Na verdade, toda a teoria aprendida deve sempre estar aliada a uma boa dose de vivência prática para que o estudante desenvolva várias competências técnicas e comportamentais da profissão.

No ensino semipresencial, além da mescla de teoria e prática, o aluno ainda tem acesso a laboratórios bem equipados e funcionais para experimentar os desafios cotidianos da profissão escolhida.

O que são metodologias ativas?

O verdadeiro conhecimento é personalizado e não padronizado.Ele é construído aos poucos por cada estudante a partir dos conteúdos e recursos, que são disponibilizados pelo professor.

A metodologia ativa surgiu como uma abordagem educativa, disposta a reconhecer toda essa transformação e a elevar o aluno à posição de protagonista de todo o seu aprendizado. Diante desse cenário, os professores e tutores funcionam como uma espécie de guia de um processo chefiado pelo próprio estudante.

Todas as interações são mais participativas e democráticas e a aprendizagem é feita por meio de projetos e pesquisas desenvolvidas por grupos de estudantes, sempre com base nos conteúdos teóricos, aprendidos individualmente.

Conheça nossos cursos semipresenciais de Educação Física (Licenciatura) e Pedagogia (Licenciatura)!

Descanse para absorver melhor o conteúdo

Descanse para absorver melhor o conteúdo