dica de leitura
Arthur Timm

A importância da Iniciação Científica durante a graduação

bbbbbb

Com o acelerado crescimento do conhecimento nos últimos anos, tornou-se impraticável o ensino tradicional baseado exclusivamente na transmissão oral da informação. Na faculdade, em diversas disciplinas não é possível, dentro das cargas horárias, transmitir todo o conteúdo relevante para os alunos. Neste texto, vamos mostrar a importância da iniciação científica ainda durante a graduação e como o projeto de pesquisa faz uma enorme diferença na vida de um estudante universitário.

Projeto de pesquisa

O desafio da universidade hoje é formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los, ou seja, o aluno se verá diante de um problema e deverá ter a resolução para o mesmo. Todo profissional deve saber buscar o conhecimento pertinente e, quando não disponível, saber encontrar as respostas por meio de pesquisa. Conheça todas as vantagens de participar de um projeto de pesquisa durante o curso na faculdade.

Ampliação dos conhecimentos

A primeira conquista de um aluno que faz iniciação científica é a fuga da rotina e da estrutura curricular, pois agrega-se aos professores e disciplinas com quem tem mais identificação, desenvolvendo capacidades mais diferenciadas nas expressões oral, escrita e nas habilidades manuais.

Por exemplo, os estudantes aprendem a ler uma bibliografia de forma mais crítica, uma vez que o professor orientador pode lhe mostrar as razões porque determinado texto é mais fundamentado do que outro. Para desenvolver um projeto de pesquisa é necessário buscar o conhecimento existente na área, formular o problema, o modo de enfrentá-lo, coletar, analisar dados e tirar as conclusões.

Não ter medo do novo

Essa é outra vantagem de participar de um projeto de pesquisa. Quando os alunos vivenciam a iniciação científica, eles possuem mais chance de lidar melhor com tudo que é novo na profissão, sem pânico nem estresse. Quando aprendem coisas novas com uma certa autonomia apoiada pelo orientador, posteriormente, na vida prática, ao surgir a primeira dificuldade, ele terá uma razoável habilidade para interpretar o fato e discernir se pode resolvê-lo ou o que deve ser feito.

Em suma, aprender a lidar com o desconhecido e a encontrar novos conhecimentos é essencial para se dar bem na futura profissão. Existem pessoas graduadas há muitos anos que entram em uma biblioteca e não sabem sequer manusear fontes de referências, porque nunca tiveram esse hábito. Atualmente, com o advento da internet, existe até uma certa ociosidade no uso de fontes internacionais, devido à deficiência de conhecimento sobre a língua inglesa.

Enorme diferencial no currículo

Outro destaque da participação no projeto de pesquisa da faculdade é o diferencial no currículo para o mercado de trabalho. Na maioria das vezes, as empresas vão dar preferência para os alunos que participaram da iniciação científica durante o curso de graduação. As chances de você conseguir um bom emprego logo depois que terminar a faculdade são enormes, pois a sua bagagem escolar é bem maior do que de outros alunos que simplesmente frequentaram as aulas e não detém o mesmo conhecimento que você.

Melhor desempenho em outras seleções

A maioria dos alunos que fizeram iniciação científica tem melhor desempenho nas seleções para a pós-graduação, terminam mais rápido a titulação, detém maior facilidade de falar em público e de adaptação ao mercado de trabalho. Vale ressaltar que a iniciação científica não existe exclusivamente para formar cientistas. Se o estudante de um projeto de pesquisa fazer carreira nessa área, mas optar pelo exercício profissional, ele também irá usufruir de melhor capacidade de análise crítica, de maturidade intelectual e de um maior discernimento para enfrentar as suas dificuldades na profissão.

Maior visibilidade

Uma outra grande vantagem da iniciação científica é a de permitir que a faculdade favoreça uma maior exposição dos seus melhores talentos dentre seus alunos, facilitando sua imediata identificação dentro do programa.

A maldição do tigre
Dicas