dica de leitura
Sugestão de Leitura
25 de junho de 2018
por: Joelson Schmitt
Arthur Timm

A importância da Iniciação Científica durante a graduação

bbbbbb

Com o acelerado crescimento do conhecimento nos últimos anos, tornou-se impraticável o ensino tradicional baseado exclusivamente na transmissão oral da informação. Na faculdade, em diversas disciplinas não é possível, dentro das cargas horárias, transmitir todo o conteúdo relevante para os alunos. Neste texto, vamos mostrar a importância da iniciação científica ainda durante a graduação e como o projeto de pesquisa faz uma enorme diferença na vida de um estudante universitário.

Projeto de pesquisa

O desafio da universidade hoje é formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los, ou seja, o aluno se verá diante de um problema e deverá ter a resolução para o mesmo. Todo profissional deve saber buscar o conhecimento pertinente e, quando não disponível, saber encontrar as respostas por meio de pesquisa. Conheça todas as vantagens de participar de um projeto de pesquisa durante o curso na faculdade.

Ampliação dos conhecimentos

A primeira conquista de um aluno que faz iniciação científica é a fuga da rotina e da estrutura curricular, pois agrega-se aos professores e disciplinas com quem tem mais identificação, desenvolvendo capacidades mais diferenciadas nas expressões oral, escrita e nas habilidades manuais.

Por exemplo, os estudantes aprendem a ler uma bibliografia de forma mais crítica, uma vez que o professor orientador pode lhe mostrar as razões porque determinado texto é mais fundamentado do que outro. Para desenvolver um projeto de pesquisa é necessário buscar o conhecimento existente na área, formular o problema, o modo de enfrentá-lo, coletar, analisar dados e tirar as conclusões.

Não ter medo do novo

Essa é outra vantagem de participar de um projeto de pesquisa. Quando os alunos vivenciam a iniciação científica, eles possuem mais chance de lidar melhor com tudo que é novo na profissão, sem pânico nem estresse. Quando aprendem coisas novas com uma certa autonomia apoiada pelo orientador, posteriormente, na vida prática, ao surgir a primeira dificuldade, ele terá uma razoável habilidade para interpretar o fato e discernir se pode resolvê-lo ou o que deve ser feito.

Em suma, aprender a lidar com o desconhecido e a encontrar novos conhecimentos é essencial para se dar bem na futura profissão. Existem pessoas graduadas há muitos anos que entram em uma biblioteca e não sabem sequer manusear fontes de referências, porque nunca tiveram esse hábito. Atualmente, com o advento da internet, existe até uma certa ociosidade no uso de fontes internacionais, devido à deficiência de conhecimento sobre a língua inglesa.

Enorme diferencial no currículo

Outro destaque da participação no projeto de pesquisa da faculdade é o diferencial no currículo para o mercado de trabalho. Na maioria das vezes, as empresas vão dar preferência para os alunos que participaram da iniciação científica durante o curso de graduação. As chances de você conseguir um bom emprego logo depois que terminar a faculdade são enormes, pois a sua bagagem escolar é bem maior do que de outros alunos que simplesmente frequentaram as aulas e não detém o mesmo conhecimento que você.

Melhor desempenho em outras seleções

A maioria dos alunos que fizeram iniciação científica tem melhor desempenho nas seleções para a pós-graduação, terminam mais rápido a titulação, detém maior facilidade de falar em público e de adaptação ao mercado de trabalho. Vale ressaltar que a iniciação científica não existe exclusivamente para formar cientistas. Se o estudante de um projeto de pesquisa fazer carreira nessa área, mas optar pelo exercício profissional, ele também irá usufruir de melhor capacidade de análise crítica, de maturidade intelectual e de um maior discernimento para enfrentar as suas dificuldades na profissão.

Maior visibilidade

Uma outra grande vantagem da iniciação científica é a de permitir que a faculdade favoreça uma maior exposição dos seus melhores talentos dentre seus alunos, facilitando sua imediata identificação dentro do programa.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

A maldição do tigre
Dicas

A maldição do tigre


15 de outubro de 2021
Como estudar conosco? Formas de ingressar em nossos cursos
Estudos

Como estudar conosco? Formas de ingressar em nossos cursos


24 de julho de 2018
A última carta de amor
Dicas

A última carta de amor


11 de março de 2022
  • Visualizar por ano
  • Visualizar por categoria
Skip to content