dica de leitura
Arthur Timm

Intercâmbio UNIFEBE e seus benefícios

Travel at the airport

Fazer intercâmbio é o sonho de muitos alunos que cursam ensino superior. Quem já fez, garante que a experiência de uma viagem internacional traz diversos benefícios pessoais, além de turbinar a sua carreira profissional. Mas quais são os benefícios do intercâmbio? Esse artigo vai citar 6 benefícios após alguns meses morando em outro país.

Intercâmbio UNIFEBE

É claro que antes de fazer o intercâmbio, você deve ter total certeza se é isso que deseja mesmo para não se arrepender depois. Conheça agora os benefícios dessa incrível experiência.

Experiência de vida

Um benefício de fazer intercâmbio é o de sair de casa, pois te obriga a lidar com diversas questões. Para muita gente, essa pode ser uma boa chance de passar um longo período longe da família e aprender coisas totalmente novas.

Com a rotina, o trabalho e as obrigações do dia a dia tomam muito do nosso tempo, fazer um intercâmbio pode ser a única oportunidade de morar no exterior de maneira mais independente. Por isso, é muito importante aproveitar essa chance.

Aprender outra língua

Não importa se você estudou outros idiomas no Brasil, morar fora é a melhor experiência e vai ajudar bastante o seu conhecimento de qualquer língua estrangeira.

O intercâmbio traz justamente essa oportunidade para o aluno. Quem faz um intercâmbio aprende muito mais, já que está inserido em um contexto onde todos falam uma língua diferente o tempo todo, ou seja, você é obrigado a aprender e a se adaptar, caso contrário não conseguirá fazer nada.

Desenvolvimento Pessoal

Morar em outro país situado em um outro continente é uma experiência fora do comum. Ao estudar fora, o aluno consegue descobrir o que realmente gosta e quais são as áreas que podem ser exploradas para a sua vida profissional.

Fazer intercâmbio, permite os alunos que estudam fora se tornem exploradores por natureza e muito mais abertos para enfrentar os obstáculos da profissão.

Além disso, eles aprendem a conviver com questões relativas a outras culturas, aumentando o repertório pessoal e a ter muito mais desenvoltura para solucionar problemas.

Um dos maiores benefícios que um intercâmbio pode trazer para você é ajudar a conhecer um pouco mais sobre si mesmo. Fazer intercâmbio ajuda muito no processo de amadurecimento e independência de uma pessoa.

Melhorar o seu currículo

Além de todos as vantagens de fazer um intercâmbio, para um empregador, o candidato que viveu uma temporada fora do país agrega muito valor em uma perspectiva ampliada, na versatilidade de aceitar mudanças e lidar melhor com a gestão em épocas de crises.

Além de agregar o domínio de uma segunda língua, a vivência num país nativo potencializa a fluência de forma muito mais eficaz. Esse também é um diferencial na hora do empregador decidir por um candidato que fala outra língua e outro que não domina nenhum idioma.

Admissão em cursos e entrevistas de emprego

Empresas diversas, conselhos de admissão de cursos e diversos outros órgãos, valorizam muito um intercâmbio no histórico do candidato, pois aqueles que estudaram ou viveram em outros países costumam exibir mais versatilidade.

Para um empregador, pessoas que fizerem um intercâmbio são mais compromissadas, têm mais curiosidade e são mais aptas a se tornarem futuros líderes.

Fazer um intercâmbio em um país com uma cultura totalmente diferente do que estamos acostumados, mostra que você não tem medo de lidar com novos desafios.

Melhorar a autonomia

Morar longe da família, dos amigos e de quem fala sua língua não é nada fácil, porém é uma das melhores maneiras de ganhar autonomia. Diante disso, é preciso aprender a lidar com pessoas de outras culturas falando outro idioma e mostrar que você é capaz de enfrentar desafios e resolver problemas sozinho.

Se você se interessou e também deseja ter uma experiência internacional de conhecimento, a Assessoria de Relações Internacionais da UNIFEBE pode ajudar a encontrar os melhores destinos. A UNIFEBE possui várias parcerias internacionais. Saiba mais falando com nossa equipe no e-mail internacional@unifebe.edu.br ou pelo telefone (47) 3211-7227.

Paixão Índia

Paixão Índia