dica de leitura
30 de julho de 2018
por: Lucas Xavier
Arthur Timm

O que é uma Universidade Comunitária?

blogunifebe4-1

Muitas pessoas já ouviram falar em universidade comunitária. Mas o que de fato ela representa? Quais as diferenças entre uma universidade comunitária para uma universidade privada ou particular? Como funciona o sistema de mensalidades? Se você ficou curioso e quer saber as respostas, não deixe de ler esse artigo que a UNIFEBE preparou e fique por dentro do assunto.

Universidade Comunitária

As instituições comunitárias da educação superior são as que não tem finalidades lucrativas e reinvestem todos os resultados na própria atividade educacional.

As universidades comunitárias são mantidas pela sociedade civil e contribuem para o desenvolvimento do país através da oferta de educação de qualidade. Elas devem ser entendidas como fruto da aspiração de cidadãos que, perante a inexistência da oferta dos serviços básicos que a constituição lhes garante, se unem para poderem acessá-los.

As universidades comunitárias foram regulamentadas no Brasil em 2013, mas não surgiram esse ano. No estado de Santa Catarina, por exemplo, a maioria das instituições comunitárias surgiram na década de 70 e se constituíram a partir da necessidade de expandir o ensino superior ao interior do estado.

Foram as iniciativas das próprias comunidades que se organizaram e se mobilizaram para facilitar o acesso ao ensino superior em diferentes regiões, sendo a universidade comunitária, uma das responsáveis pelo desenvolvimento desse estado da região sul.

Como funciona?

Uma das principais dúvidas em relação a uma universidade comunitária é em relação às mensalidades. Apesar de haver cobrança sobre os cursos ofertados, o grande diferencial dessas instituições, é que elas não têm fins lucrativos, como dispõe a lei que regulamenta seu funcionamento.

Todos os recursos adquiridos via mensalidade ou outras fontes de arrecadação como convênios, são investidos na própria universidade. Elas não são instituições públicas e nem privadas, ou seja, não tem um proprietário.

De acordo com a lei, a universidade comunitária deve oferecer serviços gratuitos à população proporcionais aos recursos obtidos do poder público.

Além disso, também é dever das instituições comunitárias, implantar programas permanentes de extensão e ação comunitária voltados à formação e desenvolvimento dos alunos e ao desenvolvimento da sociedade como um todo.

Como ingressar em uma universidade comunitária?

Através de vestibular e processo seletivo próprios, o aluno consegue se ingressar em uma universidade comunitária. Apesar de haver obrigação no pagamento das mensalidades, a instituição comunitária oferece diversas bolsas de estudo e possibilidades de financiamento.

Outro diferencial de uma universidade comunitária é que o aluno graduado na instituição já possui um vínculo com a comunidade e tende a ter mais facilidade para entrar no mercado de trabalho. Esse contato desde o início do curso é fundamental para o desenvolvimento tanto do aluno quanto da comunidade.

Como a comunidade e o aluno são beneficiados?

Um dos diferenciais de uma universidade comunitária é a sua inserção nas comunidades regionais e o seu compromisso com a extensão. Além de divulgar o conhecimento científico pelo ensino e produzir novo conhecimento através da pesquisa, as universidades comunitárias dedicam um importante esforço para partilhar o conhecimento, a arte e a cultura com as comunidades.

A universidade não só ensina, mas também aprende e se reinventa nesse contexto. Mais de 430 mil pessoas no Brasil já foram beneficiadas em projetos de extensão, desenvolvidos em hospitais, centros de apoio psicossociais e clínicas.

As instituições comunitárias proporcionam mais de 400 grupos de pesquisa e revertem este número em estudos que melhoram e solucionam diversos problemas da sociedade.

Diante das diversas possibilidades que uma universidade comunitária oferece aos seus acadêmicos, o mercado de trabalho reconhece e aprova esse novo profissional.

Estudar em uma instituição comunitária é uma porta aberta para uma inserção mais rápida no concorrido mercado de trabalho.

Conheça nossos Serviços Especializados

Conheça nossos Serviços Especializados

22 de novembro de 2018
Literatura brasileira nos vestibulares: o que você precisa saber

Literatura brasileira nos vestibulares: o que você precisa saber

21 de agosto de 2018
Educação Semipresencial: o que é? Como funciona?
EAD

Educação Semipresencial: o que é? Como funciona?

08 de maio de 2018
  • Visualizar por ano