Enade

O que é ENADE?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação, faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

A prova é realizada por curso, a cada três anos, tendo como objetivos principais avaliar o desempenho dos estudantes em relação ao conteúdo aprendido nas aulas, seu desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, bem como seu senso geral dos acontecimentos no Brasil e no mundo.

 

Por que é importante?

  • Ter um bom desempenho no Enade pode ser decisivo na disputa por uma vaga no mercado de trabalho. Atualmente, para convocar talentos, muitas empresas analisam o desempenho individual do acadêmico e de seu curso de graduação no Exame.
  • Um resultado positivo no Enade poderá ser um diferencial importante para o ingresso em um curso de pós-graduação.
  • Os resultados do Enade permitem comparar o desempenho individual do aluno com o de milhares de outros estudantes. Permite também a avaliação do curso com outros da área no estado, da região e do país.
  • O exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. Por isso, é também uma das exigências para a conclusão de cursos de graduação, expedição e respectivo registro do diploma.