Banner-Enade

Enade

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

O que é?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação, faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

A prova é realizada por curso, a cada três anos, tendo como objetivos principais avaliar o desempenho dos estudantes em relação ao conteúdo aprendido nas aulas, seu desenvolvimento de competências e habilidades profissionais, bem como seu senso geral dos acontecimentos no Brasil e no mundo.

Por que é importante?

  • Ter um bom desempenho no Enade pode ser decisivo na disputa por uma vaga no mercado de trabalho. Atualmente, para convocar talentos, muitas empresas analisam o desempenho individual do acadêmico e de seu curso de graduação no Exame.
  • Um resultado positivo no Enade poderá ser um diferencial importante para o ingresso em um curso de pós-graduação.
  • Os resultados do Enade permitem comparar o desempenho individual do aluno com o de milhares de outros estudantes. Permite também a avaliação do curso com outros da área no estado, da região e do país.
  • O exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. Por isso, é também uma das exigências para a conclusão de cursos de graduação, expedição e respectivo registro do diploma.

Como é a prova?

A Prova do Enade destina-se a aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais ou no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

A Prova, que terá duração de 4 (quatro) horas, é composta de 40 questões no total, sendo 10 (dez) questões de Formação Geral e 30 (trinta) de Componente Específico.

As 10 (dez) questões do componente de formação geral, são divididas em: 1 (uma) discursiva e 9 (nove) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.

Já as 30 (trinta) questões do componente específico de cada área avaliada, são divididas em 1 (uma) discursiva e 29 (vinte e nove) de múltipla escolha, também envolvendo situações-problema e estudo de casos.

A parte de Formação Geral da prova equivale a 25% da nota da prova e a parte de Componente Específico equivale a 75%.

Skip to content