Estudantes apresentam resultados de workshop internacional de mobilidade sustentável

workshop-brasil-alemanha (3)Com a presença de representantes da Prefeitura de Brusque, os estudantes brasileiros e alemães participantes do workshop internacional de mobilidade sustentável, realizado em parceria pela UNIFEBE e a Universidade de Karlsruhe, apresentaram as sugestões de melhorias para as questões municipais.

Estiveram presentes no evento o secretário de trânsito e mobilidade Alonso Moro Torres, a diretora do Departamento Geral e Infraestrutura Andrea Volkmann, o secretário de governo Willian Fernandes Molina, o superintendente da Fundação do Meio Ambiente Cristiano Olinger, o coordenador de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE Marcelius Oliveira de Aguiar, o coordenador de Engenharia Civil Jaison Knoblauch, a assessora internacional Ana Paula Bonatelli, entre outras autoridades.

Workshop

Ao longo da semana, acadêmicos brasileiros e alemães de Gestão de Tráfego, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil trabalharam em conjunto identificando o cenário municipal para propor soluções para as seguintes temáticas: aceleração do transporte público, ruas para todos, zonas de baixo tráfego, transporte público e acessibilidade ao transporte público. O resultado obtido será entregue ao Poder Executivo.

Entre as soluções, os grupos sugeriram mudanças nas vias, como substituição das lombadas e travessias elevadas por radares eletrônicos ou outras formas de redutores de velocidade, mais sinalização nas ruas, mais informações sobre o transporte público, contando com apoio da tecnologia, reforma nos pontos de ônibus, entre outras sugestões.

workshop-brasil-alemanha (1)
O professor Dr. Jochen Eckart da Universidade de Karlsruhe, que conduziu os trabalhos durante a semana elogiou a dedicação dos estudantes no workshop.

— Agradecemos imensamente o trabalho de toda equipe da UNIFEBE e dos acadêmicos que acomodaram nossos alunos. Eu fui bem exigente ao longo da semana, mas agradeço o excelente trabalho realizado por vocês. Foi um período curto, era um cenário desconhecido, mas foi impressionante o que vocês fizeram — parabenizou o professor.

Para o secretário de trânsito e mobilidade, mobilidade sustentável trata-se de um assunto contemporâneo e ser discutido pela Universidade reforça a importância do assunto.

— Gostaríamos muito de receber essas informações obtidas nos estudos e trabalhar em conjunto para melhorias futuras — diz.

A diretora do Departamento Geral e Infraestrutura parabenizou a todos e destacou um dos itens avaliados pelos estudantes, que prevê melhorias para a rodovia Antônio Heill.

— A prefeitura tem um projeto referente a esta rodovia. Quando recebermos o material, avançaremos nas discussões e com certeza será um estudo que vamos levar a diante. De acordo com o novo planejamento, buscamos beneficiar o ciclista reduzindo a velocidade da via — conta Andrea.

O coordenador Aguiar ficou satisfeito com o resultado obtido e espera que o material renda bons frutos.

— Esse workshop foi uma prova do que a instituição está pensando sobre o assunto. Estamos muito felizes com o resultado e esperamos que essa iniciativa reflita em mudanças futuras — afirma.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues
Assessoria de Comunicação Social/UNIFEBE
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223