notícias colégio
Notícias
10 de agosto de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Acafe acompanha andamento de projeto que concede segurança jurídica às universidades comunitárias

O professor doutor Günther Lother Pertschy, presidente da Acafe, afirma que aprovação do projeto será um marco para as comunitárias do Brasil

O dia 8 de agosto já pode ser considerado um marco para as universidades comunitárias do Brasil. Isso porque a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei (PL) que concede mais segurança jurídica para as universidades comunitárias. Neste momento o texto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça, e se aprovado, seguirá direto para o Senado Federal.

Adriano Rodrigues, relações institucionais da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) esteve em Brasília (DF) representando o presidente da Acafe, o professor doutor Günther Lother Pertschy, que também é reitor da UNIFEBE, e acompanhou essa importante conquista. Ele destaca que toda essa “construção” que altera a participação das comunitárias nas políticas de governo tem sido um avanço.

— A aprovação do projeto é um avanço que permite que possamos fazer parte do conceito de educação nacional, como por exemplo, para indicação de nomes para cargos que antes eram somente para instituições públicas e privadas. A cada conquista dessa conseguimos dar um passo à frente nesta quebra de barreira e vamos povoando o sentimento comunitário nas estruturas governamentais — ressalta Rodrigues.

Para o presidente da Acafe, será uma grande vitória quando da aprovação da PL. Ele enfatiza que foi dado um importante passo para a inclusão na legislação das universidades comunitárias.

— Consideramos hoje o início de um processo de extrema importância para as comunitárias, não só de Santa Catarina, mas de todo o Brasil — salienta Pertschy.

Além de Rodrigues, representando a Acafe, estiveram em Brasília o presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc), reitor João Otávio Bastos e representantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung).

O projeto

O Projeto de Lei, de autoria do deputado federal Jorginho Mello (PR/SC), teve a relatoria da deputada Maria do Rosário (PT/RS) e foi lido pelo deputado Pedro Uczai (PT/SC). O projeto tem o objetivo de corrigir a Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional referente às universidades comunitárias e também permite a participação das universidades comunitárias no Conselho Nacional de Educação (CNE). Hoje, as universidades comunitárias se enquadram entre as instituições privadas de ensino e se o projeto se tornar lei, as entidades de ensino passarão a ser classificadas como comunitárias.

O projeto ainda prevê a indicação de integrantes de instituições de ensino nacionais, públicas e particulares, para compor a Câmara de Educação Superior.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Relação dos Acadêmicos Classificados para Bolsa de Estudo do Art.170

Relação dos Acadêmicos Classificados para Bolsa de Estudo do Art.170


06 de abril de 2010
Ciclo de palestras na área de Educação Física acontece na UNIFEBE

Ciclo de palestras na área de Educação Física acontece na UNIFEBE


18 de outubro de 2012
Mochilão UNIFEBE traz opções de intercâmbio à estudantes e à comunidade

Mochilão UNIFEBE traz opções de intercâmbio à estudantes e à comunidade


14 de maio de 2015
Skip to content