notícias colégio
Notícias
13 de agosto de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Feira do Cervejeiro da UNIFEBE fomenta setor na região

Evento contou com exposição de equipamentos, curso de cervejeiro artesanal e palestra

Suellen Pereira Rodrigues

Mercado em ascensão, o número de cervejarias registradas no Brasil cresceu mais de 90% nos últimos três anos, conforme a Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva). Com o objetivo de valorizar esse segmento e potencializar o aspecto cultural, científico, social e econômico da região de Brusque, a UNIFEBE realizou no sábado, 11 de agosto, a 1º Feira do Cervejeiro.

O evento contou com exposição de equipamentos e insumos para produção de cervejas, curso de cervejeiro artesanal onde os alunos aprendem a produzir a sua própria cerveja e com a palestra Água Cervejeira — ministrada pela Engenheira Química responsável por Operações Técnicas da Zehn Bier Cervejaria, Silvana Quaresimin, que é parceira da UNIFEBE no projeto Cervejaria Escola.

A professora doutora Daniele Vasconcellos de Oliveira, organizadora da feira, destaca que o evento, além de valorizar as empresas da região, paralelemente proporcionou aos acadêmicos conhecerem o processo de fabricação da cerveja ou aprimorar o processo de produção.

— Todos ganham. O estudante que deseja iniciar ou aprimorar o processo e a própria indústria, que consegue vender seus produtos. Uma vez que esse acadêmico aprende a fazer a sua cerveja, ele vai precisar de insumos e equipamentos, pois um fator está relacionado ao outro — enfatiza.

Daniele ressalta ainda que a palestra Água Cervejeira permitiu a real compreensão da importância da qualidade da água no processo de produção da bebida. Ela explica que a água tem um percentual alto no produto e afeta diretamente a sua qualidade.

Novas soluções

O diretor da Zehn Bier, Fernando José de Oliveira, ressalta que a feira apresentou diversos estandes interessantes, fomentou o setor cervejeiro e trouxe soluções para todos os tipos de aplicações de cerveja.

— A cadeia cervejeira está em evidência e esse evento proporcionou que o público conhecesse equipamentos, produtos e soluções para o seu negócio —observa.

Para Rodolfo Heitor Vargas Rebelo, da Malteria Blumenau, o evento uniu em um só lugar tudo o que é necessário para a produção da cerveja.

— A 1ª Feira do Cervejeiro da UNIFEBE foi uma vitrine, já que os acadêmicos conseguiram ver opções de trabalho e talvez começar de maneira caseira a sua produção, até virar uma indústria, e também fazer com que os expositores vejam novas possibilidades de equipamentos para seu negócio — salienta.

O reitor Günther Lother Pertschy enfatiza que a Instituição fica satisfeita em poder proporcionar o evento para a região. Segundo ele, uma feira direcionada para profissionais que estão iniciando o processo de construir a sua cerveja e também para aqueles que estão consolidados no mercado.

— A UNIFEBE vem fazendo o seu papel: aproximando quem quer fazer um produto com qualidade daqueles que estão no mercado e possuem o que existe de mais contemporâneo para a produção deste produto tão apreciado não só no Brasil, mas em qualquer parte do planeta — afirma.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Colégio UNIFEBE sediará a 23ª Feira Regional de Matemática
Colégio UNIFEBE

Colégio UNIFEBE sediará a 23ª Feira Regional de Matemática


31 de agosto de 2022
Liberada a 3ª parcela da Bolsa do Artigo 170 – 2008.2

Liberada a 3ª parcela da Bolsa do Artigo 170 – 2008.2


23 de julho de 2008
Acadêmicos estudam Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí
UNIFEBE

Acadêmicos estudam Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí


27 de abril de 2015
Skip to content