12 de fevereiro de 2010

Formanda de Sistemas de Informação é aceita no mestrado

Depois de apresentar o Trabalho de Conclusão do Curso de Sistemas de Informação da Unifebe – Centro Universitario de Brusque, avaliado como destaque na Instituição, a formanda Rosiane Constante foi aceita no curso de mestrado de Engenharia Elétrica, na área de Engenharia Biomédica, da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Rosiane, 21 anos, natural de São João Batista, ingressou na Unifebe pela Seleção pelo Histórico Escolar e, na época, escolheu o curso de Sistemas de Informação porque gostou da matriz curricular e avaliou a área como crescente no mercado de trabalho. A constante curiosidade em discutir novos assuntos e o desafio de tornar-se uma profissional diante de um segmento que predominantemente é dominado pelos homens foram alguns dos motivos que lhe convenceram a investir na carreira.

A formanda que pretende seguir carreira acadêmica também já tem planos de futuramente lecionar na Instituição onde está concluindo a graduação, a Unifebe. Ela destaca que o curso de Sistemas de Informação possui um excelente quadro de professores e graças às orientações e apoio destes profissionais e do coordenador do curso, Sérgio Rubens Fantini, que decidiu seguir estudando e conseguiu ingressar no mestrado. "A Unifebe oferece um ambiente muito bom e propicio para o desenvolvimento acadêmico. O trabalho que é feito constantemente pelos colaboradores deixa evidente que a Instituição está sempre na busca pelo melhor, seu crescimento é admirável e visível", acrescenta.

O Trabalho de Conclusão de Curso de Rosiane foi uma proposta de ações de segurança para a Unifebe fundamentada na norma NBR ISSO/ IEC 17799. Segundo a ex-aluna, a escolha do tema foi realizada juntamente com o orientador, professor Fabricio Bortoluzzi. A proposta foi apresentada ao coordenador do Núcleo de Informática, William Molina, que aceitou a realização do trabalho e o destacou como uma das necessidades da Unifebe. No trabalho, Rosiane destaca a necessidade que as organizações têm por um bom gerenciamento de segurança de informações e apresenta um diagnóstico do NI da Unifebe em relação à segurança das informações.

"O trabalho da acadêmica gerou um relatório sobre as questões de segurança e apontou ações pró-ativas que a Instituição deve tomar para melhorar a política de segurança ora vigente. Rosiane tem um perfil de pesquisadora, além da excelente produção de texto e do interesse pela pesquisa em que está envolvida", afirma o coordenador do Núcleo de Informática.

Já o coordenador do curso acrescenta que a partir das propostas apresentadas pela acadêmica, a Instituição poderá eleger as prioridades e implementar os recursos necessários, além de fazer o planejamento de custos para as ações que demandam mais investimentos.

Instigada a seguir estudando e depois de conversar e seguir o conselho da professora da Unifebe, Júlia Marques, Rosiane entrou em contato com um professor do mestrado de Engenharia Elétrica da UFSC. Ela explica que este curso tem uma área que trabalha com a tecnologia no auxilio da medicina e estuda sobre Inteligência artificial (IA). "Fui visitar o Instituto que se chama Instituto de Engenharia Biomédica (IEB) e foi amor à primeira vista, fiquei encantada com o trabalho", confessa. Para efetuar a inscrição, ela precisou enviar duas cartas de recomendação, uma do coordenador do curso de Sistemas de Informação da Unifebe e a outra do orientador do TCC. Além disso, também foi encaminhado o histórico escolar, currículo e um pequeno resumo sobre a área de interesse de pesquisa, definida como: temas relacionados à área de bioengenharia, com ênfase em processamento digital de imagens e Inteligência Artificial. Rosiane foi aprovada e inicia o mestrado no dia 1º de março.

"Isto demonstra que o Projeto Pedagógico do curso atende plenamente às necessidades da formação do egresso, tanto para o mercado de trabalho como também para o meio acadêmico. A aprovação para o mestrado é o resultado do empenho da acadêmica ao longo de todo o curso. Assim como a Rosiane, temos vários egressos cursando pós-graduação e alguns destes com objetivo de serem professores universitarios".

Texto e foto: Natália Uriarte Vieira

Inscrições para MBA permanecem abertas

06 de julho de 2011
UNIFEBE realiza Seminário sobre Sustentabilidade na Universidade