23 de março de 2018
Arthur Timm

Mercado de Jogos Digitais é tema de palestra na UNIFEBE

Evento reuniu renomados profissionais na noite da quinta-feira, 22 de março

Em expansão e cada vez mais inclusivo, assim pode ser definido atualmente o mercado de games no Brasil. Esse e outros conhecimentos foram repassados na noite da última quinta-feira, 22 de março, comunicadores Pablo Miyazawa e Flávia Gasi, que palestraram na aula inaugural do curso de Jogos Digitais da UNIFEBE.

Conforme Flávia — que possui mais de 15 anos de experiência em jornalismo e comunicação no mercado gamer — antigamente era difícil conceber jogos sem estar nos Estados Unidos ou no Japão, por exemplo. Hoje, já existe uma variedade de games e de possibilidades de se fazer jogos em qualquer lugar.

— O mercado de videogames está mais inclusivo e isso permite uma diversificação, não apenas econômica, mas política. Qualquer pessoa hoje realmente pode fazer jogos, e com isso, países como o Brasil passam a ser incluídos neste mercado que está em amplo desenvolvimento — analisa.

Miyazawa — que é jornalista e trabalha com entretenimento desde 1996 —também destaca que o segmento de Jogos Digitais do Brasil pode comemorar. Segundo ele, nunca houve tantas empresas atuantes.

— Hoje, em todos os estados do país, existe uma cena de criação de jogos. Há dez anos, os principais estúdios ficavam em são Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife. Antes, o sonho era trabalhar com game no exterior, hoje, é possível numa sala de aula, como as do curso de Jogos Digitais, criar afinidade com os colegas e inclusive montar uma própria empresa — salienta.

Os palestrantes ressaltam, no entanto, que fazer games não é uma questão simples. Os profissionais que atuam neste mercado precisam, além de jogar muito e buscar referenciais teóricos, saber realizar vários processos e trabalhar em equipe.

— O acadêmico que quer se especializar nesta área precisa ter a cabeça voltada para aprender muitas coisas. É necessário afinco e ser muito apaixonado, conhecimento técnico se adquire com o tempo — destaca Miyazawa.

Espaço para o debate

Felizes pelo convite, os palestrantes evidenciam que a iniciativa da UNIFEBE em promover debates sobre um assunto tão contemporâneo como Jogos Digitais é incrível.

— É extremamente importante que os espaços acadêmicos não se tornem apenas espaço verticais, mas espaços horizontais de conversa, de debate. É um evento que não discute apenas o mercado, mas une pessoas e ideias, e isso se transforma em cultura — enfatiza Flávia.

O coordenador de Jogos Digitais, Fernando Luís Merízio, frisa que a aula inaugural foi um marco para o curso e para a UNIFEBE, já que aproximou renomados profissionais do mercado de jovens acadêmicos e da comunidade.

— Pensar em uma aula inaugural trazendo profissionais deste quilate é realmente muito importante. Estamos felizes em colocar o estudante em contato com pessoas que fizeram dos jogos a sua profissão e que vivem disso — ressalta.

Comunicado – Entrevistas para vaga de Estagiário para o Núcleo de Prática Jurídica

05 de outubro de 2010
UNIFEBE avança com o ensino e pesquisa por meio de laboratório para otimizar sistemas produtivos nas organizações
Universidade Comunitária