16 de julho de 2018
por: Suellen Pereira Rodrigues
Arthur Timm

Parceria do clima e mobilidade sustentável são destaques na Alemanha

Trabalhos realizados entre a UNIFEBE e Universidade de Karlsruhe foram destacados à comitiva das “50 Parcerias Municipais pelo Clima”

Em mais uma etapa do projeto de mobilidade urbana sustentável, realizado em parceria com a Universidade de Karlsruhe, o reitor da UNIFEBE, professor doutor Günther Lother Pertschy, e outros representantes da Instituição estão na Alemanha participando de compromissos relacionadas ao projeto “50 Parcerias Municipais pelo Clima”. A agenda teve início nesta segunda-feira, 16, e segue até a próxima segunda, 23 de julho.

A delegação da UNIFEBE é formada pelo reitor, pela pró-reitora de ensino de Graduação (Proeng) Heloisa Maria Wichern Zunino, pela assessora da Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Proppex) Rosemari Glatz e pela Assessora de Relações Internacionais Ana Paula Bonatelli. Representantes da Prefeitura também participam da viagem.

Apesar de estarem no início da missão, o reitor destaca os resultados já alcançados nesta parceria internacional.

— Estamos extremamente satisfeitos por vários motivos. Um deles é o patamar de amadurecimento do projeto que nós alcançamos unindo esforços entre a academia, governo e também indústria e comércio, através da AciBr e da CDL. Isso é fantástico — ressalta Pertschy.

Segundo ele, o primeiro dia da programação foi importante para observar as oportunidades que podem ser exploradas entre as duas universidades e em benefício da parceria.

— Fomos citados várias vezes neste primeiro dia de trabalho. Primeiro, pela importância da UNIFEBE dar subsídios para que esse projeto realmente alcance os objetivos, e também do anúncio de que teremos possibilidades de fazer vários outros projetos que ainda estão em fase embrionária e terão todas as chances de evoluir, graças a esse processo que já vem acontecendo, e agora mais do que nunca com o envolvimento maior de lideranças para Brusque e região. A UNIFEBE, como uma universidade comunitária, desempenha seu papel neste momento de forma estratégica para que isso realmente evolua e se concretize — afirma o reitor.

Mobilidade Sustentável

Segundo o coordenador de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE, Marcelius Oliveira Aguiar o projeto de Mobilidade em parceria com a Universidade de Karlsruhe está em fase de simulações, a partir do trabalhado realizado pelos acadêmicos na Alemanha e as metodologias aprendidas no Workshop Internacional de Mobilidade Sustentável “Hands on Sustainable Mobility”.

— Já fizemos a coleta de dados em cruzamentos aqui em Brusque. Posteriormente esses dados servirão como base como propostas e pesquisas de mobilidade urbana para o município — destaca.

Saiba mais

O projeto 50 Parcerias Municipais pelo Clima já traz resultados palpáveis ao brusquense, com ações como a instalação de lâmpadas LEDs nas vias centrais da cidade e, também, das estações inteligentes Smight, únicas na América do Sul.

O plano de ação contempla diversas ações que buscam minimizar problemas climáticos e contribuir para o principal objetivo do projeto, que é zerar a emissão de dióxido de carbono até o ano de 2050. As iniciativas são divididas em seis temas principais: energias renováveis, contenção de cheias, saneamento básico, mobilidade urbana, resíduos sólidos e educação ambiental.

Eventos da Semana – De 07 a 12 de Abril

04 de abril de 2014