notícias colégio
Notícias
24 de maio de 2018
por: Daiane Benso
Arthur Timm

Representantes da UNIFEBE visitam empresa referência em cervejas

Encontro foi realizado neste mês na Agrária Agroindustrial, em Guarapuava (PR)

A troca de experiências e informações no que se refere ao processo de produção de cervejas com excelência foi um dos principais objetivos da visita de representantes da UNIFEBE neste mês na Cooperativa Agrária Agroindustrial, da cidade de Guarapuava (PR).

A infraestrutura do empreendimento foi conhecida pelo reitor da Instituição, o professor doutor Günther Lother Pertschy; a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (Proppex), Edinéia Pereira da Silva Betta; a coordenadora Pedagógica do curso de pós-graduação Tecnologia Cervejeira, Daniele Vasconcellos de Oliveira e o diretor da Zehn Bier, Fernando Oliveira —empresa parceira da UNIFEBE no projeto Cervejaria Escola.

Os profissionais da Instituição foram recebidos pela responsável do Marketing da Agrária, Kamila Müller, que lhes acompanhou por um tour dentro de alguns setores da cooperativa. Na visita foi possível conhecer todo o processo em suas diversas etapas.

Conforme Daniele, o principal objetivo da visita foi conhecer as estruturas do laboratório Central da Agrária, que em 2012 tornou-se o primeiro do Brasil a ser acreditado pelo Inmetro na Norma ISO/IEC 17025, com escopo para análises em cevada e malte.

Ela destaca que em 2018 a Agrária foi acreditada como Provedor de Ensaio de Proficiência (PEP) e que se tornou o único laboratório da América Latina apto a avaliar outros laboratórios nacionais e internacionais na matriz farinha de trigo.

Daniele ainda explica que o laboratório central monitora todas as etapas do processo produtivo em nove áreas de atuação e que estas áreas se alinham com disciplinas do curso de Engenharia Química, como: tratamento de água e efluentes; Engenharia Bioquímica e Microbiologia e fermentação industrial, entre outras.

— A ideia é iniciar visitas e projetos de pesquisas que envolvam esta área de conhecimento, fundamentando as linhas de pesquisa do curso. As pós-graduações no setor cervejeiro que serão oferecidas pela UNIFEBE também perfilam com estas áreas de estudo, principalmente no que se refere ao malte, água e efluentes, cerveja e Biologia Molecular. Deste modo, possíveis parcerias poderão nascer fruto destas pesquisas e estudos que serão iniciados — enfatiza Daniele.

Para o reitor da UNIFEBE, a visita à Cervejaria Laboratório da Agrária foi muito importante. Segundo ele, a Cervejaria Escola tem por objetivo potencializar o estudo em ensaios e controle de qualidade dos processos e insumos que abastecem este setor.

— Foi extremamente relevante este contato com a cooperativa, que é referência no setor. Tivemos uma excelente oportunidade de conhecer os profissionais qualificados da Cooperativa Agrária, que poderão nos auxiliar em linhas de pesquisa, formação na área da cerveja e fornecimento de subsídios para a concretização dos nossos laboratórios do curso de Engenharia Química e demais cursos de especialização — salienta Pertschy.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Liberada a 5ª parcela da Bolsa do Artigo 170 – 2010.2

Liberada a 5ª parcela da Bolsa do Artigo 170 – 2010.2


01 de outubro de 2010
Acadêmica de Design de Moda é finalista de concurso nacional de modelagem
Pesquisa

Acadêmica de Design de Moda é finalista de concurso nacional de modelagem


03 de agosto de 2017
Beneficiados pelo FIES devem fazer aditamento

Beneficiados pelo FIES devem fazer aditamento


03 de outubro de 2011
Skip to content