16 de agosto de 2018
Arthur Timm

Semana de Psicologia da UNIFEBE discute violência infantil

Evento iniciou no dia 15 de agosto e terá continuidade até 18 na UNIFEBE

Temática relativamente recente para a Psicologia — Violência contra a criança e adolescente: conceitos e intervenção —, foi a palestra que abriu a 7ª semana acadêmica de Psicologia da UNIFEBE. O evento, que teve o apoio da Secretaria da Assistência Social e Habitação de Brusque, foi realizado na noite de quarta-feira, 15 de agosto, no auditório da Paróquia São Luís Gonzaga. A programação da semana terá continuidade até sábado, 18, com diversas atividades no campus Santa Terezinha.

Pela primeira vez em Brusque, a Doutora em Psicologia, Sheila Maria Prado Soma, apresentou aos acadêmicos e a comunidade os tipos de violência contra crianças e adolescentes e as estratégias de prevenção. Segundo ela, que é escritora dos livros “O Segredo da Tartanina para prevenção do abuso sexual” e “O Tesouro da Tartanina para prevenção do Bullying”, a violência no âmbito familiar está mais presente nos lares do que se imagina.

— É preciso saber do que se trata, compreender como acontece e buscar ações para prevenir. Poder trazer esse tema para a universidade é muito importante, pois é recente ainda para a Psicologia e em geral os cursos não abordam disciplinas nesta área. Qualquer formação extra é relevante, porque essa área é uma das que mais emprega psicólogos atualmente e estes profissionais precisam estar preparados para atuar nesse campo — enfatiza.

O coordenador de Psicologia, Ademir Bernardino da Silva, explica que a Semana Acadêmica é uma oportunidade de aprender de maneiras diferentes, onde se pode refletir temas que não são corriqueiros em sala de aula.

— Muitas vezes na sala de aula estamos presos em teorias, embora o nosso curso traga muito para a questão prática. Nesta semana acontece uma interação maior entre acadêmicos, professores e acadêmicos. Nos sentamos juntos para aprendermos juntos — ressalta.

O reitor da UNIFEBE, professor doutor Günther Lother Pertschy, salienta que a Instituição se sente orgulhosa em realizar a Semana Acadêmica. De acordo com ele, a mídia vem mostrando diariamente fatos lamentáveis que ocorrem com crianças e adolescentes e eventos como esse são essenciais para a promoção do conhecimento.

— Precisamos discutir e construir conhecimento para poder desencadear ações e mudar esse formato, trazendo mais harmonia e controle para que nossas crianças e adolescentes tenham um convívio normal como deve ser uma sociedade organizada — observa.

O secretário de Assistência Social e Habitação de Brusque, Deivis da Silva, ressalta que a UNIFEBE tem sido muito parceira da prefeitura e da comunidade. Para ele, o debate é importante para que novas diretrizes que envolvem o assunto sejam apontadas e para que a violência contra crianças e adolescentes seja minimizada.

Programação

Na quinta-feira, 16, a programação da Semana Acadêmica continua na UNIFEBE, no campus Santa Terezinha, a partir das 18h30 com a palestra “Abordagem Centrada na Pessoa”, no auditório do Bloco C com a professora Maira de Souza Flôr.

Na sexta-feira, 17, serão realizadas oficinas nas salas de aula do curso. O encerramento da formação será no sábado, 18, com o workshop “A Psicologia em Minha Vida – Vivência Psicodramática”, apresentada pelo coordenador de Psicologia.

Prefeitura de Guabiruba abrirá no dia 1º de fevereiro inscrições para transporte universitário gratuito

26 de janeiro de 2022
Encerradas as atividades com alunos do Ensino Médio