Banner Landing Page - Arquivo Histórico da Indústria Têxtil Catarinense

Centro de Memória UNIFEBE

CONHEÇA O CENTRO DE MEMÓRIA UNIFEBE

 

Criado pelo Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), o Centro de Memória UNIFEBE visa recuperar e preservar documentos e devolver à comunidade os registros de sua história.

Localizado na Biblioteca Padre Orlando Maria Murphy, biblioteca acadêmica da UNIFEBE, o Centro de Memória UNIFEBE é um espaço destinado aos estudantes, pesquisadores e admiradores da história do estado de Santa Catarina.

Atualmente, conta com o acervo histórico da indústria têxtil catarinense, composto por documentos oficiais, álbuns fotográficos, cartas, cartões postais, jornais e artefatos têxteis do início do século XX, do acervo da Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, Indústria Buettner e Companhia Industrial Schlösser.

A história oral de moradores de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento, armazenada em fitas cassete, documentos sobre os Jogos Abertos de Santa Catarina, artefatos e documentos da Força Expedicionária Brasileira (FEB), bem como acervos de moda que retratam a história do século XIX e XX na nossa região, também compõem o Centro de Memória da UNIFEBE.

 

 

“Conhecer a nossa história nos legitima, nos une e nos explica. Esperamos que as pessoas usufruam desses materiais e a partir dele se reconheçam, encontrem as razões daquilo que somos hoje”. 

Professora Rosemari Glatz – Reitora da UNIFEBE e idealizadora do Centro de Memória UNIFEBE. 

Quer saber mais?

Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco.

Skip to content