notícias colégio
Notícias
30 de outubro de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Organização da rotina de estudos é tema de projeto desenvolvido no Colégio UNIFEBE

Ação desenvolvida com o sexto ano tende a ser ampliada para as demais etapas de formação

O sucesso acadêmico e o bem-estar dos estudantes do Colégio UNIFEBE são o foco do projeto De Bem com os Estudos, desenvolvido com estudantes dos 6ºs anos. A iniciativa é realizada desde agosto e prevê a elaboração de um plano detalhado de compromissos diários, com metas de aprendizado, intervalos de descanso e lazer e matérias a serem estudadas pelos estudantes.

A estudante Victória Carolina Lubke acredita que o projeto ajudou na organização dela e dos colegas. “Achei muito importante e legal, pois, com as dinâmicas feitas consegui aprender a me organizar melhor e focar em meus estudos e todos receberam um cronograma de organização das atividades”, relata.

Com o sucesso da iniciativa, a tendência, segundo uma das organizadoras do projeto, professora Luzia Meurer, é que ele seja ampliado até o segundo ano do ensino médio. A medida é uma forma de auxiliar os estudantes na busca por um equilíbrio entre a dedicação de estudos e momentos de lazer.

“O projeto De Bem com os Estudos é uma iniciativa crucial para estudantes da Educação Básica. Ele se destaca por seu foco na organização dos estudos, visando não apenas o sucesso acadêmico, mas também o bem-estar dos alunos. A importância desse projeto reside na promoção de uma aprendizagem significativa”, descreve a professora.

Segundo ela, com os ensinamentos do projeto, os estudantes terão ferramentas de suporte para os desafios acadêmicos e em outros momentos das vidas, porém, sem perder a confiança e o equilíbrio emocional. “Ao ensinar os alunos a planejar, gerenciar seu tempo e concentrar seus esforços de maneira eficaz, ele não apenas melhora o desempenho escolar, mas também reduz o estresse e a ansiedade associados aos estudos”, afirma.

Estratégia pelo ensino
Avaliação semelhante faz a professora Ariane Truppel, que também acompanhou a iniciativa. De acordo com ela, o projeto começou a ser elaborado após a identificação de dificuldades com a rotina de estudos. “Percebemos que muitos deles não tinham uma organização específica para os estudos e organizamos estratégias para abordar isso com os alunos”, avalia.

Com o estímulo, os estudantes apresentaram medidas que poderiam melhorar cenários propostos, em geral, ações que passavam por uma organização de uma rotina de estudos.

“Buscamos estratégias para que eles tenham como estudar e manter momentos de lazer”, afirma. Ela também reforça práticas do dia a dia do estudante que podem auxiliar na fixação dos conteúdos. ”Fazer resumos, marcar pontos importantes, dúvidas, participar de reforços e assessorias oferecidas do colégio”, indica.

De acordo com o diretor do Colégio UNIFEBE, professor Leonardo Ristow, as orientações prestadas são ferramentas importantes no desenvolvimento dos estudantes. Ele salienta os trabalhos mantidos pelo Serviço de Orientação Psicológica e Educacional no processo de formação dos jovens e o papel das atividades na melhoria da qualidade de ensino.

“Entendemos que o Colégio não é apenas aquele que vai repassar um conteúdo e cobrar depois, em uma avaliação. O Colégio pode exercer a função de auxílio nos estudos e esse material, produzido pelo Serviço de Orientação Psicológica e Educacional do Colégio vai ao encontro desse suporte que podemos dar para que os estudantes possam se organizar melhor e ter uma rotina de estudos adequada e ter uma compreensão melhor do conteúdo ensinado”, descreve.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Formandos de Administração participam de palestra sobre o CRA

Formandos de Administração participam de palestra sobre o CRA


21 de junho de 2007
DCE informa nomes dos membros da Comissão Eleitoral

DCE informa nomes dos membros da Comissão Eleitoral


07 de outubro de 2011
George Salles pode despedir-se do time de basquete de Brusque

George Salles pode despedir-se do time de basquete de Brusque


06 de dezembro de 2011
Skip to content