Inscrições até 15/08
Inicio 27/08
O Curso
Objetivo Geral
Refletir sobre os determinantes Discursivos, históricos e sociais que ao incidir sobre o laço social produzem, inevitavelmente, mudanças na subjetividade dos sujeitos de nossa Época.
Objetivos Específicos
- Oferecer um espaço de reflexão sobre temas atuais que se colocam de maneira urgente na formação de profissionais que trabalham, desde suas áreas, com o objetivo de introduzir nesse fazer a ética da psicanálise;
- Discutir as questões atuais a partir de movimentos civilizatórios e subjetivos e sua emergência no espaço clínico exigindo do analista refletir sobre novos dispositivos de direção de tratamento.
- Refletir sobre os determinantes discursivos, históricos e sociais que ao incidir sobre o laço social produzem, inevitavelmente, mudanças na subjetividade dos sujeitos de nossa época.
- Promover a reflexão sobre as condições necessárias para a sustentação da singularidade do sujeito no laço social atual que visa à universalização e à individualização e pretende o apagamento do sujeito, gerando, por um lado, o adoecimento psíquico e, por outro, esfacelamento do laço social.
Disciplinas
O Profissional
A partir do percurso realizado no curso de pós-graduação em Psicanálise: Da Cultura à Clínica, vislumbra-se que o profissional egresso possa refletir sobre as condições necessárias para a sustentação da singularidade do sujeito no laço social atual que visa à universalização e à individualização e pretende o apagamento do sujeito, gerando, por um lado, o adoecimento psíquico e, por outro, o esfacelamento do laço social. Dito de outro modo, que os egressos possam introduzir no seu fazer, a ética da psicanálise por meio da reflexão sobre temas que se colocam de maneira urgente na atualidade.
Nenhum curso de pós-graduação habilita à prática da psicanálise, na medida em que esta possui uma formação específica e não acadêmica. A formação de um psicanalista se dá a partir de uma trajetória singular em que a análise pessoal ocupa um lugar central, seguido do estudo teórico e da supervisão da prática clínica. Nesse contexto, um curso de pós-graduação em psicanálise pode fazer parte do estudo teórico, mas não substitui, em nenhuma hipótese, a análise pessoal e a supervisão da prática clínica.
Dessa forma, o presente curso visa à oferta de ferramentas teórico-clínicas tendo em vista as problemáticas relativas ao sujeito e ao laço social desde a psicanálise. Entretanto, não autoriza nem legitima o exercício clínico da psicanálise, na medida em que ele é orientado e regulado por instituições que se ocupam do ensino e da transmissão da Psicanálise.
Contato
Coordenação
Prof.ª Dra. Michele Kamers
Pós-Graduação UNIFEBE
47 3211-7237
pos@unifebe.edu.br
Local das Aulas:
Hotel Himmelblau – Blumenau