proesde header

PROESDE

O PROESDE faz parte do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU e consiste em um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à formação do estudante/bolsista enquanto cidadão e profissional capaz de intervir e contribuir em seu contexto regional, mediante a articulação entre sua formação acadêmica e o desenvolvimento educacional e socioeconômico de sua região. O programa é ofertado em duas áreas estratégicas:

• Desenvolvimento socioeconômico das áreas de abrangência das Regionais de Educação – PROESDE Desenvolvimento; e
  • Formação de Professores para Educação Básica – PROESDE Licenciatura.

Os Cursos de Extensão tem duração de 1 ano, com atividades aos sábados e carga horária total de 200 horas, incluindo a realização de 2 seminários regionais e 1 seminário estadual, cada um com carga horária mínima de 8 horas.

Os estudantes beneficiados com bolsa do PROESDE terão garantidos:

• gratuidade no Curso de Extensão, no limite de meio salário mínimo vigente em dezembro do ano anterior; e
  • gratuidade do valor da mensalidade do curso de graduação, no limite de até dois salários mínimos vigente em dezembro do ano anterior.

• Pré-requisitos para participar

Podem participar estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação e em cursos de licenciatura definidos pela UNIFEBE, Regional de Educação e entidade estudantil, que atendam os seguintes critérios:

- ter cadastro no UNIEDU;
    - prioritariamente ter cursado de forma integral o Ensino Médio em escola pública;
    - ser classificado conforme Índice de Carência -IC do Programa UNIEDU;
    - não ser concluinte no primeiro semestre do ano de realização do Programa;
    - para o PROESDE Licenciatura - estar atuando, prioritariamente, em escola pública; e
    - ser residente há, no mínimo, 2 (dois) anos no Estado de Santa Catarina.

• Como se inscrever

Efetuar ou atualizar o cadastro no site do UNIEDU;
    Enviar todos os documentos exigidos em edital, no endereço eletrônico
    bolsasdeestudo@unifebe.edu.br, nos prazos estipulados.

• Exclusão do Programa

Os acadêmicos contemplados com a Bolsa do PROESDE poderão ser excluídos do programa nas seguintes hipóteses:
    I. quando deixar de efetuar matrícula no curso de graduação e/ou no Curso
    de Extensão;
    II. quando não alcançar 75% de frequência no curso de graduação;
    III. quando não alcançar 75% de frequência mensal no Curso de Extensão,
    observada a regulamentação da IES;
    IV. quando não obter aproveitamento conforme previsto no Projeto
    Pedagógico do Curso de Extensão;
    V. transferir-se para outra IES ou para outro curso.

• Informações importantes

- Para os acadêmicos contemplados a participação nos seminários regionais e seminário estadual será obrigatória;
    - A carga horária total do Curso de Extensão, deverá ser de 70% destinados à
    modalidade de ensino presencial e 30% à modalidade de ensino a distância, por meio
    de Ambiente Virtual de Aprendizagem da IES;
    - O suplente somente poderá ser contemplado com bolsa UNIEDU/PROESDE em virtude de desistência ou exclusão de bolsista titular e terá direito à bolsa UNIEDU no curso de graduação quando assumir a condição de titular. Enquanto o estudante estiver na condição de suplente, a UNIFEBE arcará com os custos do Curso de Extensão;
    - A bolsa de estudos tem o período de vigência de 12 meses.

Comunicados 2020/1

Editais 2020/1