dica de leitura
Sugestão de Leitura
24 de outubro de 2018

Pedagogia: formação rica e cheia de possibilidades no mercado

pedagogia-formacao-rica

O mercado pedagogo é o que mais cresce no país. Conheça o curso de pedagogia da UNIFEBE.

Se engana quem pensa que fazer pedagogia se limita a atuar como professor em sala de aula. A profissão de pedagogo engloba muitas outras áreas, desde o trabalho em escolas, até o desenvolvimento de projetos em hospitais e casas de apoio. O curso de pedagogia da UNIFEBE prepara esses profissionais para atuar em diversos campos do aprendizado. Vamos conferir?

Pedagogo: professores dentro e fora da sala de aula

É verdade que nem sempre um professor é pedagogo, mas todo pedagogo é sim um professor. Especialista em educação, o pedagogo é responsável por desenvolver métodos e técnicas de como fazer um aluno aprender. Esse profissional estuda e avalia as diferentes formas de aprendizagem desse indivíduo para assim conseguir encontrar meios de expor esse conhecimento de maneira que ele compreenda e assimile mais facilmente.

O pedagogo, portanto, é responsável por desenvolver projetos pedagógicos específicos para cada tipo de aluno contribuindo assim para um ensino de qualidade.

O mercado pedagogo e sua versatilidade

O mercado pedagogo é uma das áreas de maior empregabilidade do país. Isso se deve à necessidade e versatilidade dos profissionais dessa área. Além da sala de aula o profissional pode escolher quais públicos deseja trabalhar, seja infanto-juvenil, jovens e adultos, corporativo, educação especial e até mesmo hospitalar.

A primeira missão de um pedagogo é desenvolver um projeto que se adeque ao seu tipo de aluno.

Para aqueles que escolherem a sala de aula, a educação infantil e juvenil são as mais indicadas, isso porque todo pedagogo termina a graduação já especializado em desenvolver meios de aprendizagem para crianças e adolescentes. Você pode atuar diretamente como professor, como auxiliar de sala ou até mesmo dando suporte de aconselhamento aos educadores.

Você pode escolher também cargos de gerência nas escolas, participando da gestão escolar, coordenando reuniões, promovendo eventos que integrem a escola e as famílias dos alunos. Pode auxiliar também no desenvolvimento dos materiais que serão utilizados em sala de aula, como livros e apostilas, por exemplo.

Outra área interessante é a de Educação Especial. O profissional atuará em programas de aprendizagem e inclusão social voltado para pessoas com deficiência ou necessidades especiais. O especialista nessa área é responsável por desenvolver técnicas de ensino específicas para esses alunos de forma a facilitar sua compreensão e sua inserção na sociedade.

A pedagogia hospitalar demanda um trabalho delicado, mas muito gratificante. O pedagogo que atua nessa área será responsável por ensinar indivíduos com algum tipo de enfermidade. Irá desenvolver estratégias de ensino de acordo com as necessidades e restrições de cada paciente. Sua participação será vital para que a criança ou adolescente não atrase o conteúdo escolar, e principalmente por tornar a experiência menos traumática para eles.

Se você deseja trabalhar em uma área com público de idades variadas, é possível atuar no ramo empresarial, normalmente no setor de Recursos Humanos. O profissional corporativo é responsável por desenvolver treinamentos e projetos que buscam mudanças comportamentais dos colaboradores de determinada organização.

Existem muitas outras áreas nas quais um pedagogo pode exercer sua profissão com excelência. Para atuar em algumas áreas é necessário um curso de especialização além da graduação. A UNIFEBE oferece a opção de que você continue sua formação através de cursos de pós-graduação ofertados no campus. Você pode saber mais clicando aqui.

Pedagogia UNIFEBE

O curso de Pedagogia da UNIFEBE garante excelência profissional para atuação em instituições de ensino voltados para educação infantil, anos iniciais, gestão educacional, educação inclusiva, Educação de Jovens e Adultos – EJA, dentre muitas outras áreas que demandam o conhecimento específico, aconselhamento e direcionamento desse profissional.

O curso de Pedagogia UNIFEBE tem duração de 8 semestres (4 anos) e pode ser feito presencial ou semipresencial.

Diferenciais UNIFEBE

  • Professores com ampla experiência na área;
  • Brinquedoteca;
  • Espaço pedagógico informatizado;
  • Viagem internacional de estudos;
  • Mostra cultural;
  • Parcerias com secretarias de educação da região;
  • Formação continuada

Em linhas gerais, a profissão de pedagogo é gratificante e muito desafiadora. Aqueles que a escolhem costumam ser pessoas fortes e resilientes, dispostas a ajudar e passar todo seu conhecimento àqueles que mais precisam. O egresso do curso de Pedagogia da UNIFEBE sai preparado para tudo isso e muito mais.

 

FONTES:
Guia da carreira.

G1.globo.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

O príncipe da névoa
Dicas

O príncipe da névoa


25 de março de 2022
Assinado, Mata Hari
Dicas

Assinado, Mata Hari


14 de janeiro de 2022
Uma vida entre três cachorros: memórias
Dicas

Uma vida entre três cachorros: memórias


06 de novembro de 2020
  • Visualizar por ano
  • Visualizar por categoria
Skip to content