COLÉGIO UNIFEBE

Laboratórios

LABORATÓRIOS UNIFEBE

Nesta página, preparamos um espaço para que você conheça virtualmente os laboratórios da UNIFEBE. São mais de 50 laboratórios criados para possibilitar que nossos acadêmicos vivenciem os conteúdos de forma prática e dinâmica.

 

 

Agência Experimental

Além de espaço criativo, o laboratório é utilizado por muitas disciplinas do curso de Publicidade e Propaganda. Com um layout diferente, decorado pelos próprios acadêmicos, o espaço dispõe de equipamentos e softwares para direção de arte, produção audiovisual, redação e outras disciplinas criativas. O laboratório também é utilizado pelos estudantes no PEP Campanha, trabalho de conclusão de curso, que prevê o desenvolvimento de uma campanha completa.

 

 

Anatomia Humana

Laboratório com peças anatômicas humanas, bem como acervo de ossos e peças patológicas. O laboratório serve para o aprendizado morfológico dos órgãos do corpo humano e diferentes sistemas do corpo humano.

 

 

Brinquedoteca

A Brinquedoteca permite aos acadêmicos de Pedagogia ampliar seus conhecimentos acerca do desenvolvimento infantil e processos de aprendizagem. O espaço também é aberto à comunidade e proporciona aos estudantes experiência profissional, possibilitando que eles tenham contato com alunos da educação infantil do 1º ao 5º ano.

 

 

Centro de Mecânica Aplicada

O Centro de Mecânica Aplicada é um laboratório pensado como um “fab lab” voltado à área automotiva. O laboratório conta com cabines e máquinas de solda (processos MIG, MAG, TIG e MMA), ferramental para corte e conformação de tubos e chapas, bancadas de trabalho, mesas para reuniões e computadores para projeto. Concebido para atender primeiramente às necessidades da Equipe BAJA da UNIFEBE, também é utilizado em aulas práticas de diversas disciplinas.

 

 

Centro de Simulação de Negócios e Gestão Empresarial - CESGE

Por meio de simuladores e jogos empresariais, O CESGE visa aproximar os acadêmicos de práticas da Administração, Gestão Comercial e Processos Gerenciais, como tomada de decisões estratégicas e operacionais.

 

 

Ciências da Saúde

O laboratório de Ciências da Saúde fornece todas as ferramentas para que os acadêmicos conheçam com precisão os detalhes do corpo humano, utilizando peças secas que simulam órgão, tecidos e membros.

 

 

Ciências Térmicas

É um laboratório de ensino utilizado pelas engenharias. Conta com motores de combustão interna e externa, bancada didática de refrigeração e de resfriamento evaporativo, além de compressores, trocadores de calor e túnel de vento.

 

 

Clínica Escola e Serviços em Psicologia - CESP

Na CESP os acadêmicos e docentes do curso de Psicologia têm à sua disposição uma estrutura referencial para o aprendizado, aplicação dos conhecimentos e competência do profissional de psicologia. É na Clínica Escola e Serviços de Psicologia, que os estudantes, como parte da sua formação, atendem, gratuitamente, à comunidade local e regional.

 

 

Composé – Escritório de Moda e Vestuário

Laboratório do curso de Design de Moda, que permite ao acadêmico auxiliar uma empresa real com serviços de consultoria em moda e vestuário, além de promover ações com a comunidade e atividades voltadas ao plano de vida e desenvolvimento profissional dos estudantes.

 

 

 

Conforto Ambiental

Permite a realização de atividades simuladas do posicionamento do sol nos seus diversos períodos e posições do ano, por meio do equipamento heliodon interativo. O laboratório também conta com um túnel de vento didático com injeção de fumaça.

 

 

Desenho Técnico

O Laboratório possui completa infraestrutura, que contempla bancadas de desenho acopladas com réguas paralelas, esquadros, transferidor, entre outros equipamentos indispensáveis à elaboração de desenhos técnicos.

 

 

Elétrica

Utilizado pelas engenharias, este laboratório permite a realização de experimentos em corrente alternada e contínua, simulação de instalações elétricas prediais e de automação pneumática. Além disso, conta com osciloscópio, fonte DC Minipa, multímetro Minipa, lit de automação com Arduino e componentes como servo-motores, motores de passo, motores DC e sensores.

 

 

 

 

Estúdio Criativo

O laboratório do curso de Design Gráfico é um espaço de experimentação, equipado com computadores, softwares, impressoras e máquinas de corte digital. Além dos equipamentos, no laboratório os acadêmicos poderão desenvolver materiais audiovisuais, experimentar manualmente cortes de papéis, plásticos e materiais vinílicos.

 

 

Estúdio Fotográfico

O Estúdio Fotográfico estimula o olhar criativo de seus acadêmicos e oferece equipamentos profissionais e semiprofissionais para aperfeiçoar a técnica fotográfica de seus estudantes, com recursos de iluminação e composição, por exemplo.

 

 

Física

Utilizado pelo Colégio e pelas primeiras fases da Engenharia, tem equipamentos didáticos que proporcionam diferentes experimentos em Estática e Dinâmica.

 

 

Fisiologia do Exercício

O laboratório possibilita que os acadêmicos realizem pesquisas com exercícios cíclicos e resistidos. O objetivo é que o estudante entenda na prática o impacto que os exercícios têm para a promoção da saúde.

 

 

Hidráulica

Utilizado pelas engenharias, o laboratório tem duas bancadas didáticas para testes de bombas em série e em paralelo, medição de vazão volumétrica e de pressão, além da verificação da perda de carga em diversos acessórios. O laboratório também tem uma bancada didática de calha aberta, que permite identificação visual de diferentes padrões de escoamento.

 

 

Informática

A UNIFEBE disponibiliza aos seus acadêmicos, funcionários e à comunidade, diversos laboratórios de informática com equipamentos de última geração, estrutura ergonomicamente projetada e os softwares mais modernos do mercado.

 

 

Laboratório de Dinâmicas Interpessoais e Recursos Terapêuticos

Espaço destinado aos acadêmicos de Psicologia para atividades práticas que envolvam vivências grupais, desenvolvimento humano e recursos terapêuticos.

 

 

Laboratório de Impressão 3D - IND3

A UNIFEBE conta com o primeiro MarketBot Innovation Center do Brasil, o laboratório de impressão 3D “IN³D”. O espaço possui dez impressoras 3D, imprimindo em PLA ou ABS, que são utilizadas para o desenvolvimento de projetos de disciplinas de vários cursos, bem como para prestação de serviços à comunidade.

 

 

LAB Moda

O laboratório conta com os mais modernos equipamentos, proporcionando que os acadêmicos aprendam na prática habilidades de confecção e modelagem.

 

 

Laboratório de Habilidades Cirúrgicas e Suturas

Os Laboratórios de Habilidades Cirúrgicas e Suturas permitem o desenvolvimento de habilidades que auxiliam os estudantes na realização de suturas e outros procedimentos, para isso eles utilizam manequins, réplicas de peças anatômicas, sangue simulado e tecidos sintéticos.

 

 

Laboratório de Habilidades Médicas – Consultórios e Residências Simuladas

Laboratórios voltados para simulação de situações clínicas diversas, que podem ocorrer em ambiente hospitalar, ambulatorial ou atendimento domiciliar, a partir da observação minuciosa de docentesAs salas são projetadas com sistema de áudio e visualização unidirecional, a fim de possibilitar o acompanhamento das atividades do aluno sem interferência direta.

 

 

Laboratório de Habilidades Médicas – Enfermarias

Laboratório que simula uma enfermaria hospitalar, voltado para simulação de situações clínicas diversas que podem ocorrer durante o atendimento e hospitalização de um paciente. As enfermarias são equipadas com diversos simuladores de média e baixa fidelidade para o treinamento da semiologia médica e de procedimentos comuns na área da saúde, como punção periférica, sondagem vesical e nasogástrica, intubação, reanimação cardiopulmonar, entre outros.

 

 

Laboratório de Pesquisa em Sistemas de Produção

O laboratório é composto por infraestrutura modular, como bancadas, carrinhos de movimentação, mesas e legos, além de um ambiente computacional, com o software Flexsim. Por meio da simulação física e simulação computacional, os acadêmicos podem reproduzir a operação de uma fábrica e comparar os possíveis cenários.

 

 

Laboratório de Materiais e Ensaios Mecânicos

Utilizado pelos cursos de engenharias e para prestação de serviços externos, conta com equipamentos de preparação metalográfica, fornos para tratamento térmico, medição de dureza, máquina universal de ensaios, microscópio óptico e espectrômetro de emissão óptica.

 

 

Laboratório de Materiais de Construção Civil

O laboratório é um polo gerador de estímulos científicos e técnicos, que permite à comunidade e aos acadêmicos experimentarem e testarem os principais materiais utilizados na construção civil.

 

 

Laboratório de Movimento Humano

O Laboratório de Movimento Humano é uma sala de danças e lutas que permite a realização de atividades práticas como capoeira, judô, atividade motora, atividade rítmica, lutas esportivas e dança.

 

 

Laboratório de Química

O espaço projeto para o desenvolvimento de aulas teóricas e práticas é equipado com aparelhos próprios para a realização de experimentos químicos. Além de ser utilizado pelos acadêmicos, no laboratório são realizados serviços como análise de água para a comunidade.

 

 

Laboratório de Simulação Realística com Robôs de Alta Fidelidade

A UNIFEBE conta com dois laboratórios equipados com robôs de simulação de alta fidelidade, com condições vitais semelhantes a uma pessoa na vida real. Em um dos espaços os alunos contam com um robô adulto e em outro com uma mulher grávida e um bebê.

Por meio da simulação realística de alta fidelidade os acadêmicos têm as práticas simuladas em um ambiente altamente tecnológico e controlado pelo professor.

 

 

Laboratório de Varejo Havan

O laboratório visa proporcionar o contato com a realidade prática do ramo de varejo. O espaço, fruto de uma parceria com as lojas Havan, é uma loja-escola que permite aos estudantes simular questões relacionadas a vendas, marketing, vitrinismo, publicidade e entre outros conceitos.

 

 

Laboratório Morfofuncional

Com computadores, microscópios e modelos anatômicos sintéticos, além da Plataforma Digital Multidisciplinar, o laboratório possibilita a integração de conhecimentos de disciplinas como Anatomia, Fisiologia, Radiologia, Histologia e Patologia.

 

 

Laboratório Multifuncional

Laboratório voltado para análises clínicas laboratoriais diversas, além de estudo microscópico de vírus, bactérias, fungos e parasitológicos em geral. O laboratório é utilizado para as práticas de bioquímica, fisiologia, microbiologia, parasitologia e farmacologia.

 

 

Maquetaria e Studio de Arquitetura

O espaço criativo conta com equipamentos adequados para o desenvolvimento de maquetes e projetos arquitetônicos.

 

 

Modateca & Teciteca

O ambiente possui um acervo de peças do vestuário, revistas de moda, amostras de tecidos (catálogos e bandeiras), e mostruário de diferentes técnicas têxteis e de superfície.

 

 

Núcleo de Atendimento Contábil - NAC

O NAC trabalha em parceria com entidades representativas da classe contábil, entidades públicas e da sociedade civil, com o intuito de trocar informações e experiências nas áreas de atuação das Ciências Contábeis.

 

 

Núcleo de Prática Jurídica

No Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), os acadêmicos de Direito começam a atuar em sua área de formação, por meio de assistência jurídica gratuita à comunidade, palestras em escolas e resolução de cases reais.

 

 

Núcleo de Tecnologia e Inovação em Fabricação

Com equipamentos da indústria metalmecânica os acadêmicos desenvolvem atividades práticas em usinagem convencional e por comando numérico computadorizado (CNC), manufatura auxiliada por computador (CAM), e em metrologia dimensional e geométrica.

 

 

Técnicas Anatômicas

Neste espaço os cadáveres ficam armazenados e acontece a preparação para que sejam utilizados nas aulas práticas de anatomia.

 

 

TV UNI

A TV UNI é um laboratório destinado aos acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda da instituição. O espaço específico para criação, captação e edição de materiais audiovisuais, visa aproximar os estudantes do universo da TV digital. A programação da TV UNI é transmitida pelo site e pelo canal do Youtube. 

 

 

UNI Web Rádio

A UNI Web Rádio é uma rádio totalmente digital, com transmissão 24 horas por dia, sete dias por semana. Além de ser um canal de comunicação da instituição, o laboratório permite que os estudantes vivenciem o  dia a dia de uma rádio, criem materiais e estagiem na área desde as primeiras fases.

Ficou interessado? Fale conosco

Skip to content