child living with Down syndrome learning and playing with educational toys, supported by his mom child living with Down syndrome learning and playing with educational toys, supported by his mom
Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva

Inscrições Encerradas

O Curso

A Neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar fundamentada nos conhecimentos das neurociências aplicadas à educação, com interfaces da pedagogia e psicologia cognitiva que têm como objeto formal de estudo a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana numa perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional. A Especialização em Neuropsicopedagogia tem como objetivo compreender as teorias que embasam a neuropsicopedagogia por meio do seu arcabouço teórico, correlacionando-a como a ciência da aprendizagem oriunda do diálogo transdisciplinar entre os saberes das Neurociências aplicadas à educação, Pedagogia e Psicologia Cognitiva.

Disciplinas

Disciplina C/H
Fundamentos da Neurociência: neurofisiologia e neurobiologia 36h
O Atendimento Educacional Especializado (AEE): deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação 24h
As Funções Executivas no Desenvolvimento Cognitivo 24h
A Memória no Desenvolvimento Cognitivo 24h
Práticas Sistêmicas para Intervenção no Contexto Escolar e Familiar 24h
Desenvolvimento das Habilidades Sócio Emocionais, Comportamento e Emoção 24h
Desenvolvimento da Linguagem 36h
Transtornos Neuropsiquiátricos 24h
Transtorno do Neurodesenvolvimento 24h
Nutrição e as Implicações no Desenvolvimento 24h
Desenvolvimento das Habilidades Motoras 36h
Síndromes, Deficiências e Neuroaprendizagem na Escola 36h
Metodologia da Pesquisa 24h
Trabalho de Conclusão de Curso
Total 360h

O profissional

O profissional da Neuropsicopedagogia terá a habilidade e a competência de utilizar instrumentos de avaliação e intervenção validados, testados na população brasileira e de uso exclusivo do neuropsicopedagogo para avaliar, diagnosticar e intervir no tocante à aprendizagem humana. Terá a competência, conforme aponta o art. 10º da resolução 03/2014, da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp) de atuar, de forma multidisciplinar, nos conhecimentos da neurociência aplicada à educação, com dispositivos para troca de informações entre a Pedagogia e Psicologia Cognitiva, tendo como objeto formal de estudo a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana numa perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional. Em relação às orientações acerca das atividades do neuropsicopedagogo, conforme as Normas Técnicas de nº 01/2016, esse profissional atenderá as demandas nos diferentes contextos com o intuito de promover uma educação de qualidade, com foco na educação inclusiva, bem como o atendimento prioritário às crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem. Nesse sentido, a ação do neuropsicopedagogo deve estar voltada para a prevenção das dificuldades de aprendizagem e prevenção do fracasso escolar não só do aluno, mas também dos educadores e de todos os envolvidos no processo educativo, para investir na possibilidade de melhoria das relações de aprendizagem e na construção da autonomia de alunos e educadores.

Contato

  • Coordenação

    Prof. Me. Alicio Schiestel
    alicio.schiestel@unifebe.edu.br

     

  • Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura - PROPPEX

    Aline Battisti Pereira
    Francini Danielle Pedrini
    Telefone: (47) 3211-7237
    E-mail: pos@unifebe.edu.br

  • Duração

    360h –Aprox. 19 meses
  • Titulação

    Especialista
  • Mensalidade

    24 parcelas de R$ 623,70*

    *Valor já com o desconto pontualidade de 10% e com orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.
  • Horários

    Aulas quinzenais às sextas-feiras das 18h30 às 22h e sábados das 08h às 12h e das 13h às 17h30
  • Atos regulatórios

    Resolução CNE/CES n° 01/2018 de 06 de abril de 2018

Fale conosco

Tem interesse em saber mais sobre este ou outros cursos da UNIFEBE? Deixe aqui seus dados. Prometemos não enviar spam :)

Skip to content