10 de novembro de 2021
por: Olga Luisa dos Santos
Olga Luisa dos Santos

Acadêmicos da UNIFEBE desenvolvem projeto de parque inclusivo para a APAE de Brusque

Atividade foi desenvolvida pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da UNIFEBE

Inspirados na natureza, com uma proposta de transformar o ambiente em um ponto de encontro entre todas as idades, o Grupo Colibri chamou a atenção da banca avaliadora pelo projeto integrado, e pela sugestão de um ipê como ponto central do espaço. A equipe composta por estudantes das 2ªs e 4ªs fases de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil venceu a 5ª edição do Executa UNIFEBE que, neste semestre, desafiou os estudantes a desenvolverem um projeto de parque inclusivo para a APAE de Brusque.

Divididos em quatro grupos mistos, com a orientação dos professores dos cursos, os acadêmicos tiveram uma semana para desenvolver o projeto. Na proposta, os estudantes precisavam levar em consideração a locação dos brinquedos pré-definidos pela APAE, como balanço, gangorra e gira-gira adaptados para cadeira de rodas, além de uma série de brinquedos infantis. Tudo isso em uma área de cerca de 600 m², localizada ao lado do estacionamento da APAE. As diretrizes e pré-requisitos do projeto foram indicadas pelo presidente da APAE, Renato Roda e pela diretora-executiva da instituição, Rosecler Ceratti Folletto.

Como desafio, os alunos precisavam criar o layout de disposição dos equipamentos e espaços livres, prever soluções, como sombreamento com arborização, piso adequado para cadeira de rodas, andador e para pessoas com mobilidade reduzida. Também deveriam pensar na sinalização para deficiente visual e com baixa visão, instalação de iluminação e bebedouro, e aplicar normas de ergonomia e desenho universal.

Para entender as demandas, acompanhados da secretária-executiva da APAE, Milani Zunino, e do terapeuta ocupacional, Bruno Hadlich Machado, os estudantes visitaram o local onde o parque seria implantado. Após elaborar o projeto, os grupos fizeram vídeos das maquetes em 3D, depois apresentaram o layout em planta baixa, indicando detalhes de execução e incluíram o orçamento dos materiais para a infraestrutura.

A disputa

Antes de escolher o projeto vencedor, a banca avaliou os detalhes técnicos e quesitos, como criatividade, acessibilidade, segurança e conforto. Cada integrante da banca votou de forma sigilosa no seu escolhido, e a comunidade externa também pôde participar da votação, curtindo os vídeos dos projetos no Instagram dos cursos.

As apresentações dos projetos desenvolvidos foram avaliadas pelos representantes da APAE, Renato Roda, pela professora Anelyn Pinheiro, e pelos professores da UNIFEBE, Vivian Siffert Wildner, Marcelius Oliveira de Aguiar, Anderson Buss, Francisco Skorupa, Jaison Knoblauch e Alexssandra da Silva Fidelis.

“Os projetos eram excelentes e foi difícil escolher apenas um. A equipe de profissionais da UNIFEBE e seus acadêmicos estão de parabéns pelo empenho, dedicação, criatividade”. Ficamos emocionados mesmo, com tamanha dedicação”, parabeniza a diretora-executiva da APAE, Rosecler Ceratti Folletto.

Ao final da disputa acirrada, o grupo Colibri obteve a maior pontuação geral e venceu o Executa, garantindo aos estudantes a medalha de 1º lugar. “Foi uma surpresa vencer essa edição tão especial do Executa. É gratificante saber que por meio de um projeto pudemos colaborar com a APAE, pensando em espaços inclusivos para todos”, salienta o acadêmico de Engenharia Civil e integrante da equipe Colibri, Tulio Henrique Taboni.

“A atividade contribuiu para aprendermos na prática como desenvolver um projeto desde o início, pensando em tudo o que foi solicitado pela APAE e organizando esse ambiente para que não seja apenas mais um parque, mas sim um espaço de socialização, desenvolvimento e alegria. E tudo isso no período de uma semana, o que dificulta, mas também nos impulsiona darmos o melhor de si”, enfatiza o acadêmico de Arquitetura e Urbanismo, integrante da equipe Colibri, Daniel Marques Lara.

Para a coordenadora de Engenharia Civil da UNIFEBE, professora Vivian Siffert Wildner, todos os projetos apesentaram muita qualidade e ao final todos saíram vencedores em aprendizado. “O executa foi muito enriquecedor, pois os alunos puderam desenvolver um projeto para uma necessidade real da comunidade, o que contribui para formação acadêmica e pessoal dos nossos alunos desde o início do curso”, complementa Vivian.

O Executa
Em sua 5ª edição, o Projeto Executa instiga os estudantes a provarem na prática do que são capazes. Neste semestre, os acadêmicos pensaram para além dos tijolinhos da universidade.

“Foi um Executa diferente, em conjunto com Engenharia Civil, uma profissão que no mercado de trabalho está lado a lado com o arquiteto. Foi gratificante ver os nossos estudantes utilizando seus conhecimentos, trabalhando em equipe e se desafiando a pensar a acessibilidade e inclusão em um espaço com uma missão tão nobre”, enaltece o coordenador de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE, professor Marcelius Oliveira de Aguiar.

A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, parabenizou os professores e estudantes envolvidos pela dedicação. “O Executa deste ano é fruto da parceria que firmamos em junho deste ano com a APAE de Brusque. Por meio desse convênio de cooperação proporcionaremos que muitos alunos se envolvam em projetos e contribuam, na prática, para uma entidade tão respeitada”, conclui a reitora.

O Convênio de Cooperação Técnica e Pedagógica com Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE de Brusque tem duração de cinco anos, com possibilidade de prorrogação, e prevê que os acadêmicos dos mais de 20 cursos de Graduação da UNIFEBE desenvolvam projetos de intervenção em prol da instituição.

Grupos:
Grupo 1 – Parque Pierre Moritz