notícias colégio
Notícias
22 de janeiro de 2024
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Ação com acadêmicos de Pedagogia da UNIFEBE leva jogos e brincadeiras a espaços públicos da região

Atividade da Curricularização da Extensão, projeto Brincando na Praça contemplou Brusque, Gaspar e Guabiruba

Brincadeiras e jogos tradicionais, que fizeram parte da infância de diferentes gerações de moradores da região, foi o tema da Curricularização da Extensão do curso de Pedagogia da UNIFEBE. O Brincando na Praça foi realizado em espaços públicos de Brusque, Gaspar e Guabiruba e contou com pesquisa e interação com visitantes das áreas.

Em uma tentativa de resgate e valorização de parte da cultura de cada cidade, acadêmicos elaboraram mais de 20 brincadeiras e jogos identificados após questionários feitos pela plataforma Google Forms. O trabalho foi complementado com a pesquisa literária em publicações que contemplassem as atividades e sua importância no aprendizado e valorização cultural e social.

De acordo com o articulador da Curricularização da Extensão do Curso, professor Marcelo Noldin, ainda foram realizados debates para elaborar as estratégias de elaboração e aplicação das atividades. Somente em Brusque, o grupo visitou espaços como o Parque das Esculturas, e praças dos bairros Jardim Maluche, Santa Rita e no Centro.

“O projeto proporcionou uma interação entre o meio acadêmico e a comunidade, resultando em inúmeros benefícios tanto no desenvolvimento físico quanto na linguagem, raciocínio, percepção, memória e coordenação motora”, sinaliza o professor.

Para a coordenadora do Curso de Pedagogia, professora Eliane Kormann, o projeto que levou as brincadeiras antigas para as comunidades de Brusque, Guabiruba e Gaspar foi ao encontro daquelas famílias e crianças. De acordo com ela, a iniciativa foi elaborada com base nas respostas de uma pesquisa com o público-alvo.

“Destaco a atuação dos acadêmicos e professores do Curso que se envolveram na construção do instrumento de coleta de dados e das brincadeiras de forma a valorizar a cultura lúdica, respeitando a infância em diferentes tempos e lugares. Com esse projeto de extensão, as crianças puderam reconhecer-se como sujeitos dessa cultura, cujos brincares traduzem as muitas histórias e tradição de suas comunidades, e nossos acadêmicos puderam vivenciar uma imersão e atuação em diferentes comunidades, diferencial na formação dos futuros pedagogos”, destaca a coordenadora.

História e aprendizagem
Para o acadêmico Gabriel Tainan Radavelli, além da diversão gerada com as famílias, sobretudo com o público mais jovem, a atividade foi um momento importante para pôr em prática a teoria trabalhada em sala de aula. Ele também salienta a importância da manutenção e apresentação dos aspectos culturais envolvidos nas brincadeiras para as novas gerações.

De acordo com ele, o momento de interatividade também aproximou diferentes gerações. “Elaboramos brincadeiras que fizeram parte do passado de nossos pais, e até mesmo do nosso. Conseguimos ensinar e transmitir para as crianças, que estavam na praça, as quais não da existência dessas brincadeiras”, descreve.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Bancas de TCC de Ciências Contábeis iniciam na próxima semana

Bancas de TCC de Ciências Contábeis iniciam na próxima semana


27 de novembro de 2009
Projetos Selecionados para a Incubadora de Base Tecnológica da Unifebe

Projetos Selecionados para a Incubadora de Base Tecnológica da Unifebe


30 de abril de 2010
UNIFEBE promove evento de dança em praça

UNIFEBE promove evento de dança em praça


04 de abril de 2013
Skip to content