notícias colégio
Notícias
23 de maio de 2016

Monocultura é tema de debate em edição anual do Movie PP

Dente Canino

Dente Canino (2009), filme grego premiado do diretor Yorgos Lanthimos, foi a obra escolhida para orientar os debates da última edição do Movie PP, que reúne os alunos de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE para discutir criticamente o cinema, a cultura e a sociedade.

Entre as interpretações possíveis, a trama pode ser definida como uma provocação para quem acredita que o contato com cinema, TV e outras manifestações culturais podem corromper os indivíduos.

A obra narra a história de três jovens adultos, por volta dos 20 anos, que vivem isolados em uma bela residência suburbana, privados de qualquer contato com o mundo exterior. Toda a educação que recebem vem dos pais. Eles ensinam sobre os perigos detrás dos muros, que só poderão atravessar no dia em que caírem seus dentes caninos – o que jamais ocorre.

Parte dessa educação é dedicada a atribuir novos significados a palavras que possam conectá-los com o mundo exterior: para eles, telefone significa sal; mar é uma espécie de poltrona; excursão é um material utilizado para fabricar pisos. O já frágil equilíbrio doméstico desmorona quando uma das filhas do casal entra em contato com dois clássicos do cinema hollywoodiano: Rock e Tubarão.

Durante o debate, os alunos destacaram a necessidade de estabelecer diferentes fluxos de informação acerca do mundo em que vivem. Entre as muitas questões levantadas, o que mais envolveu os estudantes foi a ideia da ilusão de conhecimento.

— Quando consumimos uma única fonte de informação, seja ela a família ou qualquer outra instituição social, corremos o risco de incorporar crenças e visões de mundo unilaterais. O que interfere diretamente nos produtos publicitários. A sociedade é plural, são muitas as culturas possíveis, ainda mais diante do mundo globalizado em que vivemos — explica a professora Carolina Moreira, que contextualizou o conceito de monocultura durante o debate.

O evento foi realizado na noite da última sexta-feira (13), e também abordou o dilema filosófico da segurança versus liberdade, conceituado pelo pai da psicanálise, Sigmund Freud, e atualizado à realidade contemporânea pelo filósofo Zygmunt Bauman. Em nome da segurança, os personagens são privados do direito de ir e vir livremente ou de refletir criticamente acerca da realidade. Para Bauman, segurança sem liberdade é escravidão; liberdade sem segurança significa caos. Segundo ele, a grande questão existencial de todos os tempos consiste na busca eterna pelo equilíbrio perfeito entre essas duas coisas.

 

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223

Postagens relacionadas

V Mostra de Talentos Unifebe é amanhã

V Mostra de Talentos Unifebe é amanhã


15 de abril de 2008
Aluno de Logística apresenta TCC

Aluno de Logística apresenta TCC


04 de julho de 2012
Com apoio da UNIFEBE, 3ª Corra por Elas soma 1,3 mil participantes
UNIFEBE

Com apoio da UNIFEBE, 3ª Corra por Elas soma 1,3 mil participantes


05 de outubro de 2023
Skip to content