dica de leitura
Sugestão de Leitura
27 de junho de 2018

Fórmula de Bhaskara: Para que serve e como usar?

3ewr

No complexo mundo da matemática, existem inúmeras fórmulas e cálculos que os alunos usam para resolver diversos problemas. A fórmula de Bhaskara é uma das mais estudadas e temidas pelos alunos. Esse artigo que o Colégio Amplo preparou para você, vai te mostrar para que serve e como usar essa fórmula que já tirou o sono de muita gente. Confira!

Fórmula de Bhaskara

Essa fórmula nada mais é do que um método para encontrar as raízes reais de uma equação do segundo grau fazendo uso apenas de seus coeficientes. Vale lembrar que coeficiente é o número que multiplica uma incógnita em uma equação. Em sua forma original, a fórmula de Bhaskara é dada pela seguinte expressão:

Para utilizar essa fórmula, vale lembrar que toda equação do segundo grau deve ser escrita da seguinte forma:

Entendendo a equação

Os coeficientes dessa equação são os números que ocupam o lugar de “a”, de “b” e de “c”. Portanto, o coeficiente “a” é o número que multiplica x2; o coeficiente “b” é o número que multiplica x; e o coeficiente “c” é o número que não multiplica incógnita.

Como aplicar a fórmula de Bhaskara para resolver as equações?

Resolver uma equação do segundo grau é encontrar os valores de x ou da incógnita do problema que fazem com que essa equação seja igual a zero.

A fórmula de Bhaskara apenas exige que o valor numérico de cada coeficiente seja substituído. Após isso, basta você realizar as operações matemáticas indicadas pela fórmula para obter as raízes da equação. Mas esse método é dividido em três etapas para facilitar a compreensão dos alunos.

Calcule a discriminante

Discriminante é a expressão presente dentro da raiz na fórmula de Bhaskara. É comumente representado pela letra grega Δ (Delta) e recebe esse nome pelo fato de discriminar os resultados de uma equação da seguinte forma:

Δ < 0, então a equação não possui resultados reais;

Δ = 0, então a equação possui apenas um resultado real ou possui dois resultados iguais.

Δ > 0, então a equação possui dois resultados distintos reais.

Para calcular as raízes de uma equação do segundo grau, primeiramente calcule o valor numérico de Δ.

Substitua a discriminante e os coeficientes na fórmula de Bhaskara

Geralmente a fórmula de Bhaskara é ensinada apenas da seguinte forma:

Nessa etapa, basta substituir os valores de Δ e dos coeficientes da equação do segundo grau na fórmula acima.

Calcule as raízes da equação

Você deve ter notado que na fórmula de Bhaskara que existe um sinal “±”. Esse sinal indica que devem ser realizados dois cálculos. O primeiro para o caso em que o número que o segue seja positivo e o segundo para o caso em que o número que o segue seja negativo. É comum nomear cada um desses resultados como x’ e x” ou x1 e x2.

Observe:

Exemplo:

Calcule as raízes da equação x2 + 12x – 13 = 0.

Utilizando a fórmula de Bhaskara, você deve separar os coeficientes da equação.

a = 1, b = 12 e c = – 13

Δ = b2 – 4ac

Δ = 122 – 4·1·(– 13)

Δ = 144 + 52

Δ = 196

Agora que você tem o valor de Δ, siga adiante:

x = – b ± √Δ
      2·a

x = – 12 ± √196
      2·1

x = – 12 ± 14

Depois, encontre as raízes da equação do segundo grau.

x’ = – 12 + 14

x’ = 2

x’ = 1

x” = – 12 – 14

x” = – 26

x” = – 13

Portanto, as raízes da equação x2 + 12x – 13 = 0 são 1 e – 13.

Simplesmente acontece
Dicas

Simplesmente acontece

21 de maio de 2021
Extraordinário
Dicas

Extraordinário

25 de junho de 2021
Como são as aulas da EaD UNIFEBE?
EAD

Como são as aulas da EaD UNIFEBE?

05 de novembro de 2018
  • Visualizar por ano