Inscrições até 10 de março de 2026
Início das aulas: previsto para abril de 2026
O Curso
O curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento de Novos Produtos e Marcas tem como foco capacitar profissionais para atuar de forma estratégica na concepção, gestão e lançamento de produtos inovadores, alinhados às demandas do mercado. Com uma formação multidisciplinar, o programa integra inovação, branding, design, tecnologia e gestão, proporcionando uma visão ampla e aplicada dos processos de desenvolvimento de produtos e fortalecimento de marcas. A estrutura do curso foi elaborada para unir teoria e prática, contemplando disciplinas que abordam desde análise de mercado e viabilidade econômica, até prototipagem, comunicação corporativa e manufatura avançada.
Disciplinas
| Disciplinas | C/H |
| Inovação e Estratégias Organizacionais | 28 |
| Gestão Estratégica de Marca e Branding | 28 |
| Cultura de Inovação e Gestão do Conhecimento | 28 |
| Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) | 28 |
| Propriedade Intelectual e Prospecção Tecnológica | 28 |
| Identificação das Necessidades do Consumidor | 28 |
| Design e Experiência do Consumidor | 28 |
| Custos, Viabilidade Econômica e Estratégias de Precificação | 28 |
| Marketing de Marcas para Produtos | 28 |
| Comunicação Corporativa, Identidade e Reputação | 28 |
| Identificação de Tendências e Pesquisa Etnográfica | 28 |
| Prototipagem, testes de mercado e Manufatura Avançada | 28 |
| Seminários e Visitas Técnicas | 14 |
| Metodologia da Pesquisa | 28 |
| Trabalho de Conclusão de Curso | 30 |
| Total | 408 |
O Profissional
O egresso estará preparado para atuar como Especialista em Desenvolvimento de Novos Produtos e Marcas, com competências para integrar conhecimentos técnicos, de design e de gestão no desenvolvimento, lançamento e posicionamento de produtos. Será capaz de analisar tendências, compreender necessidades do consumidor e transformar insights em soluções inovadoras, que potencializem a competitividade das organizações. Além disso, terá domínio para estruturar e gerenciar portfólios de produtos, articular estratégias de branding e utilizar inteligência de mercado para aumentar o valor percebido da marca. Esse perfil torna o profissional apto a ocupar funções estratégicas em empresas industriais e de consumo, contribuindo, decisivamente, para a inovação, crescimento e sustentabilidade dos negócios.
Contato
Coordenação
Prof. Me. Leonardo Anésio da Silva
Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura – PROPPEX
Aline Battisti Pereira
Francini Danielle Pedrini
Telefone: (47) 3211-7237
E-mail: pos@unifebe.edu.br