Estão abertas as inscrições para o 1º Seminário de Medicina de Família e Comunidade, que será realizado no dia 6 de agosto, pela Unidade Curricular (UC) Interação em Saúde na Comunidade (IESC) e apoio da Liga de Saúde da Família e Comunidade (LASFC) do curso de Medicina da UNIFEBE.
O evento será sediado no Bloco da Saúde, onde serão realizadas palestras com conteúdo destinados a todas as profissões da área da Saúde, incluindo graduandos, alunos de pós-graduação e profissionais atuantes. Haverá também sorteio de brindes e premiações para os alunos que apresentarem seus trabalhos desenvolvidos no IESC no semestre de 2022.1. Poderão participar alunos regularmente matriculados no curso de Medicina de qualquer instituição de ensino e Profissionais da Saúde. Serão destinadas 100 vagas aos alunos da UNIFEBE e 50 vagas aos alunos de outras instituições de ensino superior e profissionais da saúde. As inscrições estarão disponíveis até o dia 1º de agosto.
De acordo com a professora Juliana Chaves Costa Pinotti, uma das idealizadoras do evento, para se aprofundar nessa temática, é necessário compreender a importância da vivência científica de estudantes e profissionais com a Atenção Primária à Saúde por meio da Unidade Básica de Saúde, que é a principal porta de entrada aos serviços do SUS. “O Seminário é uma oportunidade de mostrar aos estudantes a importância da medicina de família e comunidade na prática médica, a partir de evidências científicas. Outro fator importante é expor os trabalhos realizados pelos acadêmicos durante as vivências nos cenários de prática e fortalecer a integração ensino-serviço-comunidade”, explica.
Programação:
8h30 – Doutora Débora Assunção Aguiar – “Práticas Integrativas e Complementares: As evidências científicas mais atuais sobre o uso das PICs na APS”
9h30 – Doutor Marco Aurélio da Rosa – “Medicina de Família e Comunidade e SUS: Uma história de amor e luta”
10h50 – Doutor Julio Cezar Corazza – “Método Clínico Centrado na Pessoa”
13h30 – Apresentação dos Projetos de Intervenção dos alunos do curso de Medicina
15h – Dra. Sasckia Kadishari Medeiros Duarte – “Primeiro não fazer mal: estamos na época da hipermedicalização e sobrediagnóstico?”
