22 de novembro de 2021
por: Celio Bruns Junior
Celio Bruns Junior

Acadêmicos de Design de Moda da UNIFEBE realizam desfile com acolhidos da Comunidade Bethânia

Peças de roupas foram customizadas pelos estudantes e exibidas pelos moradores do local

Acadêmicos do curso de Design de Moda da UNIFEBE promoveram em parceria com a Comunidade Bethânia, neste semestre, um desfile com roupas customizadas pelos estudantes e utilizadas pelos acolhidos no evento, realizado no recanto da entidade, em São João Batista, e que contou também com a presença de professores da universidade, além da responsável técnica do recanto, Simone Mazera Vargas e do moderador geral da comunidade, padre Vicente de Paula Neto.

A atividade teve início na metade de outubro, quando os alunos assistiram uma apresentação em sala de aula, sobre o local e sua atuação na comunidade. Depois, os estudantes conheceram a estrutura e os moradores da Comunidade Bethânia, onde realizaram entrevistas com os acolhidos visando se aproximarem de suas histórias de vida e preferências. Eles selecionaram duas peças de roupa para que os acadêmicos pudessem customizá-las.

As peças foram exibidas no desfile, que teve os acolhidos como protagonistas e como foco a importância do autocuidado e da ressignificação da história. A professora Josely Cristiane Rosa, coordenadora do curso, destaca a sensibilidade que a experiência provocou nos alunos. “Foi uma oportunidade de praticar o amor e de crescermos como profissionais, de alimentarmos a nossa alma, o nosso ser humano e nos proporcionar, a motivação e a transformação do olhar para a vida”, elogia a professora Josely.

Gabrieli Burigo Cirino, acadêmica da 2ª fase, customizou as peças de um casal que reside na comunidade. Ela desenhou estampas representando o sonho de cada um na parte das costas das camisetas. “A esposa tem o sonho de ter um chalé e o marido sonha com um recomeço. Além disso, inseri a frase ‘é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã’, que é um trecho da música preferida do casal. Isso foi muito simbólico, pois a sociedade julga e ninguém se habilita a sentar e ouvir o que essas pessoas passaram e como chegaram até lá. Esse trabalho marcou minha vida e mostrou que com o amor podemos transformar a vida do próximo”, afirma a estudante.

A responsável técnica da Comunidade Bethânia, Simone Mazera Vargas ressaltou a importância do evento, que aproximou as instituições e possibilitou mais uma vez que os acolhidos tivessem experiências valiosas para suas vidas. “É uma forma deles se sentirem amados, por meio de um encontro com outras pessoas e partilharem as vivências”, aponta Simone.

Curricularização da Extensão

Constituída por meio da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, pelo Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior, o documento que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014- 2024.
De acordo com a resolução, a Extensão deve se integrar à matriz curricular dos cursos e promover a interação entre as instituições de ensino e a sociedade, por meio da troca de conhecimentos, cultura e diálogo. As atividades devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular. Essa determinação começou a ser implantada pela UNIFEBE no primeiro semestre de 2020, com as primeiras fases de todos os cursos de Graduação. Neste semestre, estudantes da 2ª e 4ª fase participaram das intervenções.

O pró-reitor de Graduação e de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura interino da UNIFEBE, professor Sidnei Gripa, explica que a Curricularização da Extensão integra a formação acadêmica dos estudantes, promovendo intervenções que estimulam a construção e o desenvolvimento do aluno como cidadão.
Por meio de projetos, programas, cursos, oficinas, eventos e até prestação de serviços, a Curricularização da Extensão articula ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico. “O estudante contribui com a comunidade por meio de atividades relacionadas à sua formação universitária, oportunizando assim um diálogo construtivo e transformador entre a universidade e a sociedade”, destaca Gripa.
As atividades desenvolvidas presencialmente, neste semestre, seguiram todos os protocolos de segurança em saúde.

Acadêmicos podem se inscrever para Intercâmbio Cultural Brasil x Alemanha

28 de março de 2014