notícias colégio
Notícias
14 de abril de 2023
por: Celio Bruns Junior
Mídia - Beatriz

Acadêmicos de Letras-Inglês utilizam ferramenta de Inteligência Artificial para produção de poesias modernistas

Tecnologia aplicada pelos estudantes foi o ChatGPT

O ChatGPT, tecnologia que utiliza Inteligência Artificial (IA) para produzir textos com base em dados fornecidos e que vem sido muito repercutida nos últimos meses, foi utilizado por acadêmicos da 8ª fase do curso de Letras-Inglês da UNIFEBE. O objetivo da atividade foi demonstrar aos estudantes como a inteligência artificial pode ser uma grande aliada no processo de ensino-aprendizagem. Eles utilizaram a ferramenta para estudar e produzir poesias modernistas na disciplina de Literatura Norte-americana II, conduzida pela professora Mariana Vicentini.

De acordo com a professora Mariana, o movimento serviu como complemento aos estudos da disciplina, que objetiva permitir a compreensão sobre o funcionamento e construção da poesia do período, com características como quebra da forma textual e experimentação linguística. “O primeiro exercício proposto aos estudantes foi escrever, em um documento, os pensamentos que lhes vinham à mente, sem utilizar pausa, pontuação ou elementos da gramática tradicional. Esse exercício é conhecido como escrita com base no fluxo de consciência, uma das características da poesia moderna. Em seguida, o ChatGPT adaptou o texto escrito pelos estudantes a um poema, que foi discutido e analisado”, detalha a docente.

Na sequência, os estudantes produziram poesias em parceria com a tecnologia. Eles escreviam um verso e o chat escrevia outro. Esse movimento serviu para mostrar como a ferramenta busca reproduzir o sentimento da linguagem humana, mas pode apagar subjetividades que só estão presentes na linguagem de cada indivíduo. Ainda, os estudantes puderam perceber como o ChatGPT pode levá-los a seguirem uma determinada linha de pensamento que não é aquela que estão querendo transmitir no momento.

Na etapa final, pediu-se que o ChatGPT analisasse os poemas produzidos pelos estudantes, indicando que características do modernismo. Nessa etapa, os acadêmicos puderam compreender, de forma dinâmica, características da poesia moderna estudadas anteriormente na disciplina. A aluna Bruna Franciele da Silva, afirma que a análise realizada pela tecnologia em sua poesia identificou diversas características do Modernismo de forma precisa. Já o acadêmico Jean Carlo Maccarini Fischer elogia a ferramenta. “Pode ser algo muito útil para pensarmos a produção textual. Além disso, pode ser utilizado em diferentes aparelhos, o que facilita seu uso no contexto escolar, por exemplo”.

A professora Mariana revela que por meio do uso do ChatGPT, foi possível comparar os poemas produzidos pelos estudantes com os de poetas modernos, indicando semelhanças e diferenças. Entretanto, ressalta que é importante lembrar que o Chat ainda é uma ferramenta baseada em algoritmos e não possui a subjetividade e a capacidade de interpretação que um ser humano tem.

“É uma ferramenta interativa e divertida. Como modelo de linguagem, pode ajudar os acadêmicos a aprimorar sua escrita, pois ao usar o chat, o aluno pode se divertir enquanto pratica a poesia, porém como já foi destacado pela professora da disciplina não substitui a criatividade humana”, conclui a professora Rosana Paza, coordenadora do curso.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

Formação Continuada reúne professores e funcionários
Egresso

Formação Continuada reúne professores e funcionários


08 de julho de 2010
Acadêmicos do curso de Pedagogia participam de Simpósio
Egresso

Acadêmicos do curso de Pedagogia participam de Simpósio


30 de maio de 2008
Pesquisa desenvolvida por acadêmico de Pós-Graduação da UNIFEBE é publicada em revista têxtil nacional
Pesquisa

Pesquisa desenvolvida por acadêmico de Pós-Graduação da UNIFEBE é publicada em revista têxtil nacional


12 de julho de 2021
Skip to content