notícias colégio
Notícias
02 de setembro de 2010

Acadêmicos participam de Seminário sobre Basquete

Acadêmicos da 4ª fase do curso de Educação Física da Unifebe – Centro Universitário de Brusque participaram de um Seminário sobre Basquetebol, proposto pelo professor Olavo Laranjeira Telles na disciplina de Esporte Coletivo III – Basquetebol. A atividade foi desenvolvida por grupos que abordaram os seguintes temas: Basquete em Santa Catarina, no Brasil e no Mundo, Basquete de Rua e Basquete para Cadeirantes.

A equipe responsável por abordar o Basquete para Cadeirantes convidou atletas da APEDEB – Associação das Pessoas Deficientes de Brusque para participarem do Seminário. Como não foi possível a participação de todo o time, alguns estudantes puderam experimentar a cadeira de rodas adaptada para a prática de basquete durante uma partida de exibição.

"Tive muita dificuldade para jogar, pois não tenho coordenação com a cadeira de rodas e senti muita dor nos dedos, foi uma sensação bem diferente. Eles estão de parabéns pela força de vontade e pela habilidade que desenvolveram", afirmou a estudante, Jucélia Henke dos Santos, que participou da partida.

O acadêmico Cristiano Hingst explica a modalidade adaptada em cadeira de rodas surgiu por volta de 1945, com a participação de remanescentes da 2ª Guerra Mundial. "As regras do basquete para cadeirantes é basicamente a mesma que já conhecemos. Um dos diferenciais é a classificação dos atletas de acordo com nível de deficiência que possui, numa escala de 1 a 4,5. Somando a classificação dos atletas em quadra o time não pode ultrapassar 14, para garantir o equilíbrio da partida", resume.

Depois da partida os atletas da APEDEB participaram de um bate-papo com os estudantes. O presidente da Associação, Alencar José Wilbert, contou sobre o começo da equipe e as competições que já participaram. "A maioria de nós é vitima de acidente de moto, já tínhamos um gosto pelo esporte, então tudo começou com uma brincadeira até que percebemos que poderíamos levar a sério e treinar para competir", contou o atleta e presidente da APEDEB, Alencar José Wilbert.

A equipe disputou competições como a Copa Santa Catarina e o Campeonato Catarinense, sob o comando do técnico Gustavo Josende Caetano. Segundo Alencar, a maioria dos atletas não usa a cadeira de rodas diariamente, pois se locomovem com próteses ou muletas. "Quando estamos em quadra nossos braços representam as pernas, então é preciso ter agilidade".

A acadêmica Lilian Cipriani destacou a agilidade como diferencial do time: "Eles jogam com tanta intensidade que não percebemos dificuldade nos movimentos, a agilidade que eles têm para armar as jogadas nos chama a atenção". Para o professor Olavo a atividade atendeu a proposta de forma positiva: "É sempre válido este contato entre os acadêmicos e a comunidade, também é uma forma de divulgar o trabalho de uma equipe local e mostrar o basquete como uma possibilidade de readaptação", avaliou.

 

 

Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
Texto: Lisiane Moraes
 

 

Postagens relacionadas

Enpex reuniu comunidade e acadêmicos na Unifebe

Enpex reuniu comunidade e acadêmicos na Unifebe


22 de outubro de 2009
Comunicado nº 15/11 – Entrevistas para vaga de Assistente de Jornalismo II

Comunicado nº 15/11 – Entrevistas para vaga de Assistente de Jornalismo II


01 de março de 2011
DCE firma convênio com escola de idiomas

DCE firma convênio com escola de idiomas


29 de setembro de 2008
Skip to content