18 de setembro de 2018
Arthur Timm

Alunos da UNIFEBE participam do Dia Mundial da Limpeza

Ação foi realizada no sábado, 15 de setembro, em Brusque

Os acadêmicos do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) e voluntários da UNIFEBE deram exemplo ao participarem no sábado, 15 de setembro, do Dia Mundial da Limpeza. A ação aconteceu em vários países, sendo que no Brasil estima-se que cerca de 10 milhões de voluntários recolheram milhares de toneladas de lixo da natureza.

Em Brusque a atividade se concentrou no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof. Lá os grupos se dividirem e realizaram a limpeza da Beira Rio do Centro, Santa Rita e Santa Terezinha, além de ruas dos bairros Azambuja e Santa Terezinha. Estima-se que tenham sido recolhidos aproximadamente 4 metros cúbicos de lixo, ou seja, meia caçamba.

O coordenador do Proesde, professor de Educação Física Leonardo Ristow, destaca que o desenvolvimento regional começa por cada pessoa. Segundo ele, é importante um dia específico para fazer a limpeza, mas principalmente para conscientizar a comunidade sobre a necessidade de não se jogar lixo na rua.

— As pessoas de carro ou que caminhavam nos paravam para saber o que estava acontecendo e assim já começa a conscientização. Certamente estes acadêmicos que recolheram o lixo passarão a pensar antes de descartar qualquer material. A educação começa com o exemplo e torcemos para que essa ação continue e que mais voluntários possam participar — ressalta.

Para as acadêmicas Beatriz dos Santos Martins, da 4ª fase de Pedagogia e Caroline Varela, da 6ª fase de Educação Física, o que mais chamou atenção foi a quantidade de plástico e de bituca de cigarro jogado às margens do rio.

— É muito gratificante limpar a cidade, é um gesto bonito. Percebemos a quantidade de sujeira que tem, mas com certeza o pouco que estamos fazendo, já fará muita diferença — observa Beatriz.

— Acho muito importante a UNIFEBE, enquanto universidade comunitária, dar esse exemplo. Se cada um fizesse a sua parte não teria tanto lixo na rua — opina Caroline.

Sonhar juntos

O Dia Mundial da Limpeza foi promovido em Brusque pelo Coletivo Plantando Água, movimento de mobilização social, cidadania e cuidado com o meio ambiente que surgiu no município neste ano. Conforme uma das idealizadoras, Vanessa Constansa Becker, quase 40% do volume do rio é de lixo, e é necessário unir forças entre o poder público, privado, empresas e comunidade para fazer a mudança.

— Não podemos ficar esperando pelas ações dos outros, é preciso fazer algo para que a sociedade tome consciência e pense antes de jogar o lixo. Sozinhos nós vamos mais rápido, mais juntos vamos mais longe — salienta.

No mundo

O Dia Mundial da Limpeza surgiu na Estônia, na Europa, em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. A ação foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação “Let’s Do It!” ou “Vamos fazer isso!”, que descreve a essência do movimento.

O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 150 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo.

Ação no dia 22 de setembro

Em alusão ao Dia Mundial da Limpeza, a Prefeitura de Brusque fará neste sábado, 22 de setembro, algumas ações sobre o descarte irregular de lixo. A ação é uma realização da Secretaria de Obras e de Saúde e da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema).

Nos bairros Santa Terezinha, Santa Rita e Nova Brasília, regiões críticas com focos de mosquito Aedes aegypti haverá ações específicas. Já na rua do Fogo, no bairro Limeira, e na rua José Jacinto Cardeal, que liga os bairros Cedrinho e Zantão, será realizada limpeza.

Unifebe realiza palestra sobre Marketing Estratégico

07 de maio de 2010
Participe do evento de Dia dos Pais de Guabiruba
Universidade Comunitária