Os acadêmicos do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) e voluntários da UNIFEBE deram exemplo ao participarem no sábado, 15 de setembro, do Dia Mundial da Limpeza. A ação aconteceu em vários países, sendo que no Brasil estima-se que cerca de 10 milhões de voluntários recolheram milhares de toneladas de lixo da natureza.
Em Brusque a atividade se concentrou no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof. Lá os grupos se dividirem e realizaram a limpeza da Beira Rio do Centro, Santa Rita e Santa Terezinha, além de ruas dos bairros Azambuja e Santa Terezinha. Estima-se que tenham sido recolhidos aproximadamente 4 metros cúbicos de lixo, ou seja, meia caçamba.
O coordenador do Proesde, professor de Educação Física Leonardo Ristow, destaca que o desenvolvimento regional começa por cada pessoa. Segundo ele, é importante um dia específico para fazer a limpeza, mas principalmente para conscientizar a comunidade sobre a necessidade de não se jogar lixo na rua.
— As pessoas de carro ou que caminhavam nos paravam para saber o que estava acontecendo e assim já começa a conscientização. Certamente estes acadêmicos que recolheram o lixo passarão a pensar antes de descartar qualquer material. A educação começa com o exemplo e torcemos para que essa ação continue e que mais voluntários possam participar — ressalta.
Para as acadêmicas Beatriz dos Santos Martins, da 4ª fase de Pedagogia e Caroline Varela, da 6ª fase de Educação Física, o que mais chamou atenção foi a quantidade de plástico e de bituca de cigarro jogado às margens do rio.
— É muito gratificante limpar a cidade, é um gesto bonito. Percebemos a quantidade de sujeira que tem, mas com certeza o pouco que estamos fazendo, já fará muita diferença — observa Beatriz.
— Acho muito importante a UNIFEBE, enquanto universidade comunitária, dar esse exemplo. Se cada um fizesse a sua parte não teria tanto lixo na rua — opina Caroline.
Sonhar juntos
O Dia Mundial da Limpeza foi promovido em Brusque pelo Coletivo Plantando Água, movimento de mobilização social, cidadania e cuidado com o meio ambiente que surgiu no município neste ano. Conforme uma das idealizadoras, Vanessa Constansa Becker, quase 40% do volume do rio é de lixo, e é necessário unir forças entre o poder público, privado, empresas e comunidade para fazer a mudança.
— Não podemos ficar esperando pelas ações dos outros, é preciso fazer algo para que a sociedade tome consciência e pense antes de jogar o lixo. Sozinhos nós vamos mais rápido, mais juntos vamos mais longe — salienta.
No mundo
O Dia Mundial da Limpeza surgiu na Estônia, na Europa, em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. A ação foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação “Let’s Do It!” ou “Vamos fazer isso!”, que descreve a essência do movimento.
O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 150 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo.
Ação no dia 22 de setembro
Em alusão ao Dia Mundial da Limpeza, a Prefeitura de Brusque fará neste sábado, 22 de setembro, algumas ações sobre o descarte irregular de lixo. A ação é uma realização da Secretaria de Obras e de Saúde e da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema).
Nos bairros Santa Terezinha, Santa Rita e Nova Brasília, regiões críticas com focos de mosquito Aedes aegypti haverá ações específicas. Já na rua do Fogo, no bairro Limeira, e na rua José Jacinto Cardeal, que liga os bairros Cedrinho e Zantão, será realizada limpeza.