24 de abril de 2014

UNIFEBE recebe recurso do FIA para projeto de esportes radicais

Identificar o perfil dos praticantes de skate e incentivar a prática da modalidade e cultura relacionada ao esporte entre crianças e adolescentes. Estes são alguns dos objetivos do projeto “Ação Radical UNIFEBE” do Centro Universitário de Brusque, aprovado pelo Fundo Municipal da Infância e do Adolescente (FIA).

A instituição foi contemplada com R$ 20 mil para a execução da atividade nos próximos oito meses. Os trabalhos serão coordenados pelo professor Educação Física, Olavo Laranjeira Telles da Silva. Além da instituição, outras nove entidades foram beneficiadas.

O reitor da UNIFEBE, Günther Lother Pertschy, participou da solenidade de assinatura dos convênios na tarde de quarta-feira, no Salão Nobre da Prefeitura de Brusque.

“Participamos todos os anos propondo projetos e agora aprovamos mais um. Isso nos enche de orgulho, não só pelo valor do benefício mas pelo significado e importância da ação em prol das crianças e adolescentes. Esse é o intuito da UNIFEBE, como universidade comunitária, em sempre atender e auxiliar a comunidade”, disse o reitor.

Segundo o prefeito de Brusque, Paulo Roberto Eccel, a participação ativa da UNIFEBE transmite confiança perante a comunidade. “Além de ser comunitária é de plena confiança da nossa população e da população regional. Quando vemos entidades a exemplo da UNIFEBE participando do FIA, temos a certeza de que esse recurso será bem aplicado dentro do objetivo principal que é a proteção à criança”, afirma Eccel.

“Ação Radical UNIFEBE”

O projeto será dividido em etapas. Nas próximas semanas, o professor Silva iniciará o processo de seleção de dois bolsistas da 1ª fase de Educação Física para participarem das atividades. Cada aluno deverá receber bolsa auxílio mensal de R$ 400 durante a execução do projeto. Depois, o grupo fará o mapeamento das áreas utilizadas pelos praticantes de skate em Brusque. “Com isso, faremos um roteiro de entrevistas para conhecer melhor esses jovens, o que gostam, onde moram, onde estudam, etc.”, explica o coordenador.

A etapa seguinte do “Ação Radical UNIFEBE” será a promoção de um festival de skate, aliando música e arte, como o grafite. Para finalizar o projeto, a proposta é realizar um seminário apresentando os dados coletados à comunidade. “Queremos trazer o perfil e mostrar onde a modalidade pode ser praticada, qual a impressão desses jovens e o que pode ser feito para melhorar”, explica o professor.

Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues
imprensa@unifebe.edu.br
47-3211-7223

Gincana UNIFEBE 40 anos agita acadêmicos