Os alunos do Colégio Universitário de Brusque participaram na tarde desta quinta-feira, 9 de maio, da oficina “Empreender não é coisa de tiozão”, com o professor Leonardo Anésio.
A atividade oportunizou o desenvolvimento de processos de inovação, identificação de elementos que compõe um modelo de negócio, além de compreender os determinantes para combinação de produto e mercado.
O professor apresentou, de forma descontraída, exemplos de empreendedorismo, como Spotfy, Netflix, Tinder, Uber e 99 Táxi, que aproveitaram nichos de mercado para oferecer um serviço já existente, mas com uma experiência inovadora.
Os estudantes também foram desafiados a criar uma torre em 18 minutos e, como materiais, receberam dez folhas e fita adesiva. Ao fim da atividade, os alunos apresentaram suas torres e receberam um feedback inesperado. Anésio explicou que os alunos não precisavam usar apenas as folhas para construir. Segundo ele, poderiam inclusive ter colocado uma cadeira sobre a mesa.
— No dia a dia é isso que acontece: vemos os recursos disponíveis e agimos pensando no óbvio, anulando os processos criativos — enfatiza.
Além disso, o bate-papo também levou à reflexão de outros comportamentos empreendedores, como planejamento, foco e trabalho em equipe.