Uma visita técnica promovida na sede de Brusque da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) aproximou acadêmicos do curso de Fisioterapia da UNIFEBE com os atendimentos da entidade brusquense. A atividade fez parte do componente curricular de Fisioterapia na Saúde da Criança e Adolescentes.
A interação com a instituição é indicada como uma experiência marcante pela acadêmica Milena de Jesus Alcantara. Na 7.ª fase do curso de Fisioterapia, ela destaca o aprendizado proporcionado com a interação com profissionais e pacientes da instituição.
“Visitar a APAE é sempre uma experiência única. Cada vez que vou até lá, aprendo algo novo e dessa vez foi ainda mais especial”, relata. “Tivemos a oportunidade de conhecer de perto como funciona o trabalho da fisioterapia pediátrica e ver o cuidado, a precisão e o carinho com que as fisioterapeutas atuam com as crianças”.
Para a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Leilane Marcos, o perfil da atividade cumpre um papel importante na formação dos acadêmicos. “Possibilita conhecimento sobre a prática da Fisioterapia, em especial, relacionada à Instituição parceira, APAE”, afirma.
A professora, Luize Bueno de Araujo, descreve a atividade como um momento importante para os acadêmicos poderem aplicar os conhecimentos teóricos e interagir com um ambiente de atuação profissional. Segundo ela, o bom relacionamento entre as instituições possibilita vivências práticas importantes, que complementam o trabalho realizado em sala de aula.
“Foi uma oportunidade de os acadêmicos estarem em contato com os pacientes, com as instituições e comunidades, em uma atividade mais prática”, indica. “Puderam experimentar o que é atuar como fisioterapeuta, a prática centrada na família, com crianças”, descreve.