Na noite de quarta-feira, 18 de novembro, o acadêmico da 6ª fase do curso de Sistemas de Informação, Wagner Correia, fez o lançamento do aplicativo “Alerta Brusque” no Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. O evento foi prestigiado pelo reitor Günther Lother Pertschy, pela coordenadora da Defesa Civil de Brusque Renate Klein, pelos acadêmicos dos cursos de Sistemas de Informação, de Engenharia Civil, pela imprensa e comunidade.
O aplicativo para celulares e tablets surgiu a partir do desenvolvimento de um software de Informação para Análises Hidrológicas (SIAH), com dados da Defesa Civil do município.
Os trabalhos são parte de um projeto de pesquisa do acadêmico Correia, sob a orientação do professor Pedro Zanchett.
Segundo o coordenador Sérgio Rubens Fantini, o lançamento do projeto é motivo de orgulho para o curso.
“Estamos muito felizes. O “Alerta Brusque” surgiu para dar assistência ao município, especialmente, em casos de cheias e enchente, agilizando o acesso às informações. É nosso dever levar soluções que sejam úteis para a população, que possam diminuir um pouco a angústia em casos assim”, afirma.
Segundo Renate, o aplicativo irá facilitar o trabalho da Defesa Civil municipal em ocorrências em virtude das chuvas. “Nós temos o dever de informar à população e à comunidade merece ser informada. Sem dúvidas o aplicativo irá auxiliar nesse trabalho de forma eficaz”, diz.
Para o reitor Pertchy, o projeto idealizado pelo acadêmico vai ao encontro da missão comunitária da instituição. “Nossa vocação é estar na comunidade e atender às necessidades de nossa região. Então, nada melhor do que aliar uma necessidade acadêmica ao benefício para a comunidade”, ressalta.
Alerta Brusque e SIAH
O aplicativo alerta Brusque pode ser baixado gratuitamente em tablets e smartphones gratuitamente. O app funciona online e off-line e traz, entre outras informações, dados sobre as cheias, medição do nível do rio e cotas de rua.
Download Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.edu.unifebe.siah.dcbq
A versão para IOS deve ser disponibilizada nos próximos dias. No SIAH, a população encontrará informações mais técnicas sobre as medições, possibilitando relatórios e previsão sobre a situação das cheias. A versão beta do software pode ser acessada no link: http://siah.unifebe.edu.br/.
Texto e fotos: Suellen Pereira Rodrigues | Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
imprensa@unifebe.edu.br |47-3211-7223