13 de julho de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE elabora proposta para mobiliário urbano, no Centro de Brusque

Parklets propostos possibilitam interação maior de pedestres com o espaço urbano

Propostas de parklets, elaborados por quatro grupos de acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIFEBE, foram apresentadas como opções para a frente do bar Duda Belli, no Centro de Brusque. A escolha do local para a instalação do mobiliário urbano, projetada como um prolongamento da calçada sobre uma vaga de estacionamento, foi pelo fluxo de pedestres pelo local e a rotina de uso.

Estruturas do tipo, como comenta a professora Alexssandra da Silva Fidelis, são mais recorrentes em cidades europeias ou, no Brasil, na capital de São Paulo e litoral catarinense, como em Balneário Camboriú e Itajaí. Segundo ela, após análise feita pelos acadêmicos foi constatada uma carência de alternativas de mobiliário urbano, sendo os projetos de parklet, a alternativa adotada. No caso do espaço proposto, a construção e manutenção da área, caso aprovada pelo órgão responsável do município deve ser feita pelo próprio responsável pelo empreendimento.

Um destaque da professora é que a estrutura de mobiliário urbano deve seguir tendo papel de uso público. Características como o uso tradicional do entorno durante a noite, centralidade na cidade e a proximidade com pontos de transporte público influenciaram na escolha do ponto. “Muitas pessoas passam pelo local e, embora fique em frente a um estabelecimento, o equipamento se tornaria um espaço público, para a população. Qualquer cidadão pode sentar e fazer uso dele”, afirma Alexssandra.

Apoio de egressos

O debate proposto sobre o tema também movimentou outros campos da sociedade local. Ele envolveu órgãos como o Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan) e o Instituto de Arquitetos do Brasil, (IAB). O motivo é a falta de uma regulamentação específica para tipo de estrutura. Debate que começou a ser desenvolvida a partir da avaliação e análises feitas para a implantação.

Cada uma das equipes participantes contou com o apoio de um egresso do curso. Para essa edição, as arquitetas Gabriele Kistenmacher, Gabriela Ebele Schaefer, Maiara Verena Leitner Boso e Thaís Rodrigues foram escolhidas como mentoras da atividade.  As convidadas se formaram já fazia três a quatro anos e, conforme a professora, conseguem contribuir com a experiência de quem já vivencia profissional.

“Viemos delineando esse projeto mesmo antes deles iniciarem e surgiu essa ideia de ter um aluno-mentor, um aluno egresso, acompanhando todo o processo. Justamente porque ele já esteve na academia, e hoje, atua pode compartilhar suas vivências e experiências no mercado de trabalho”, descreve a professora.

Na avaliação do coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Marcelius Oliveira de Aguiar, a iniciativa foi uma forma de aproximação com os egressos e uma maneira de os acadêmicos explorarem novos conhecimentos sobre o tema. “Este foi um dos primeiros trabalhos que desenvolvemos nesse segmento”, indica. “Tivemos bons resultados, com o objetivo que foi traçado. Foi bom também para os egressos, nessa oportunidade de ter um novo contato com a instituição”.

Pensado em cada detalhe

A experiência de atuar em contato com uma egressa do curso também foi destacada pela acadêmica Juçara Luzia Henkel.  Sem um limite orçamentário estipulado para o projeto, o grupo optou por fazer, não uma, mas duas propostas ao empresário. Ambas as alternativas consideravam a economia como um fator importante, mas não o único. A liberdade permitiu, na visão dela, que o grupo explorasse mais ideias.

Ela classificou a iniciativa como uma experiência única, também pela possibilidade de atender um cliente real. “Nos sentimos, realmente, em um escritório de arquitetura: tudo sendo feito em grupo e discutido”, relata. “Termos um cliente real fez com que sentíssemos a adrenalina de tentar convencê-lo com o nosso projeto. Tentamos dar o nosso melhor e pensar em cada detalhe para que o parklet fosse utilizado da melhor maneira possível”.

A percepção também é reforçada pelo empresário Adalberto Belli Junior, o Duda. Afirmando ter gostado de características de todas as propostas, ele destaca o nível de detalhamento, produção e cuidado que os grupos tiveram ao atender finalidade para o espaço e de necessidades de materiais.

De acordo com Duda, a vontade de ter um espaço de convivência no local já era antiga. Há cerca de um ano, havia buscado informações sobre a possibilidade de instalação de um mobiliário urbano na área, mas não chegou a ter avanços ou projetos relacionados na época. Com o debate gerado pelo projeto, o empresário acredita que a cidade tenha uma oportunidade de conhecer mais e avançar sobre o tema.

Segundo ele, espaços de convivência do tipo possibilitam que a população conviva mais e desenvolva uma nova relação com a cidade. “Para mim, foi um orgulho, um aprendizado, só de fazer parte desse grupo”, indica. “Sempre pensei muito nisso e achei muito interesse, por acreditar que as pessoas conseguem interagir mais. É uma oportunidade para que as pessoas participem mais, estejam mais na rua, olhando o movimento, conversando, batendo um papo sobre qualquer coisa da vida, em um lugar que se sintam à vontade”, resume.

Alunos do Colégio Universitário participam de oficina sobre Empreendedorismo

Alunos do Colégio Universitário participam de oficina sobre Empreendedorismo

09 de maio de 2019
Inscrições para estágio orientado de prática jurídica serão realizadas em janeiro