A obra coordenada por Dalabrida traduz a biografia de Maria Montessori, escrita pela professora da Universidade Milano-Biccoca, de Milão, na Itália, Gabriella Sevesso, e lançada pela Editora Appris. Ao longo da noite, o palestrante também reproduziu uma gravação em que debate a obra com a autora.
Conhecida pelos métodos educativos desenvolvidos e aplicados em escolas públicas e privadas pelo mundo, Maria Tecla Artemisia Montessori, destacava a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças. O perfil adotado, faz com que ela seja uma das educadoras de grande influência no país.
Influência italiana
Durante a solenidade, em alusão aos 150 anos da colonização italiana a presidente da Fundação Educacional de Brusque, professora Rosamari Glatz, relembrou os vínculos históricos e culturais entre a região e a Itália. “Brusque é o berço desta grande imigração em Santa Catarina”, definiu. “Alguns estudiosos dizem que, talvez, Brusque tenha sido uma das cidades que mais recebeu, em tão pouco tempo, este grande número de imigrantes de uma Itália que não é como a que conhecemos hoje. Naquele tempo, Brusque não era a cidade que conhecemos hoje. Ela ainda englobava o sul de Gaspar, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento. ”