13 de junho de 2023
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Com estande ampliado e melhorias, Baja Pelznickel UNIFEBE organiza disputa na Fenajeep

Simulador montado por estudantes também serviu para reunir amantes da velocidade e da engenharia

Mais de 400 pessoas testaram suas habilidades ao assumir o volante do simulador off-road, da equipe Baja Pelznickel UNIFEBE ao longo da 29ª Festa Nacional do Jeep (Fenajeep). A competição com a ferramenta teve o Luiz Augusto Lehmkuhl como campeão. Ele recebeu brindes de patrocinadores e R$ 300 em compras na GS Motos, também patrocinadora.

Para o coordenador do projeto Baja Pelznickel, professor Rodrigo Blödorn, a oportunidade de participação na Fenajeep representa uma chance importante de aproximação com a comunidade, divulgação do projeto e dos estudantes porem em prática os conhecimentos adquiridos. De acordo com ele, o momento de interação também aproxima os estudantes de possíveis futuros contatos profissionais, fornecedores ou parceiros.

“Este momento é bastante rico, pois permite essa troca de experiências. Tanto que os nossos alunos podem passar as experiências que eles já tiveram ao longo desses anos participando de competições quanto os profissionais, que já têm uma carreira muito mais sólida e maior, também podem repassar as suas para os nossos alunos”, descreve.

Segundo o capitão da equipe e estudante de Engenharia Mecânica, Daniel Gonçalves, a evolução da estrutura e suporte desde o ano passado estiveram entre os destaques desta edição. Ao longo dessa Fenajeep, como lembra o capitão, a equipe utilizou um estande de maior porte e somou 10 patrocínios, entre eles, empresas de itens usados na fabricação do veículo utilizado.

A ferramenta usada para treino de pilotos recebeu uma personalização semanas antes do evento deste ano. “Estávamos uma noite na oficina, cerca de três semanas antes do evento, pensando no que dava para fazer de diferente neste ano, quando surgiu a ideia de reutilizar a estrutura do nosso veículo anterior para agregar ao simulador. Foram substituídos o volante e os pedais pelos do videogame”, recorda.

Integração
A tendência, segundo Gonçalves, é que parte da estrutura do antigo veículo, como motor e transmissão serão reutilizados no novo veículo. Na avaliação do estudante, além do conhecimento envolvido no preparo do simulador e carro, a troca de experiências é uma das marcas que ficam da participação no evento.

“O evento foi muito legal, tivemos bastante interação, até mesmo com outras equipes de baja, que também vieram para expor na Fenajeep, com muitos engenheiros formados que são ‘ex-bajeiros’, com muita troca de conhecimento, dicas e ideias construtivas para o projeto”, afirma.

A participação e o envolvimento dos acadêmicos foram destacados pela reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz. Segundo ela, o crescimento é reflexo do empenho e resultados que estudantes atingiram em edições anteriores da programação. “Eles representam muito bem o que o ambiente acadêmico demanda, com a dedicação ao conhecimento, troca de experiências e vivências que os irão prepará-los para atuação no futuro”, afirmou.

Baja Pelznickel
A equipe Baja Pelznickel UNIFEBE foi fundada em abril de 2017, homenageando em seu nome, lenda trazida por imigrantes da região de Baden-Württemberg, da Alemanha, colonizadores de cidades como Brusque e Guabiruba. Ela é formada por 15 integrantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Sistemas de Informação, Psicologia e do Colégio UNIFEBE.

Nota de falecimento 8/12

Nota de falecimento 8/12