13 de julho de 2012

Coordenadora de Moda apresenta trabalhos em congresso internacional

A coordenadora do curso de Moda do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, Edinéia Pereira da Silva Betta, apresenta dois trabalhos no I Congresso Internacional de Moda e Design – Cimode 2012, realizado de 5 a 7 de novembro, em Portugal. O evento é organizado pelo Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho em conjunto com a Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa em Moda – ABEPEM.

Durante o congresso, a professora e acadêmicas do curso de Moda apresentam um pouco da História da Moda e do Têxtil no Sul do Brasil. De acordo com Edinéia, o primeiro trabalho é fruto de bolsas de Pesquisa e Extensão do Artigo 171, em que ela orienta três acadêmicas: Amanda Augusta Riffel, Bruna Dirschnabel e Bruna Letícia Sancandi Almeida, que desenvolvem pesquisas sobre a indústria têxtil em Brusque e região. “O trabalho será apresentado na categoria pôster, já que são pesquisas em andamento, e tem como título ‘Inventando moda e tecendo histórias: Renaux, Buettner e Schlösser, as pioneiras da indústria têxtil no Vale Europeu em Santa Catarina – Brasil (1860-1911)’”.

A coordenadora revela que para os avaliadores do Congresso o texto foi bem redigido e apresenta em linhas gerais o trabalho que se pretende desenvolver. “Eles consideraram o trabalho significativo, pois contribui para a reconstrução da história de Brusque, que atualmente é conhecido como a cidade dos tecidos”, destaca.

Já o segundo trabalho é uma extensão de pesquisas que a coordenadora realizou no mestrado e que desenvolve no Grupo de Pesquisas Cultura, Etnias, Identificações do CNPq. Edinéia, que também é egressa da UNIFEBE, apresenta o artigo intitulado “História e Identidade no Sul do Brasil: uma análise da indumentária típica gaúcha, sendo a obra de Federico Reilly”, considerada pelos avaliadores do congresso como um importante registro cultural, baseado em investigações históricas, que preservam a memória da região.

Para a coordenadora, a função do professor não se restringe apenas à sala de aula. “É importante apresentar a diversidade de possibilidades que o ensino superior oferece, e a pesquisa é uma delas. Oportunizar aos acadêmicos uma UNIFEBE por inteiro é o objetivo do grupo de professores, funcionários e dirigentes atualmente”, afirma Edinéia.

Cursos de pós-graduação com inscrições abertas
UNIFEBE