Acadêmicos da 2.ª fase do curso de Fisioterapia da UNIFEBE foram recebidos por parte da guarnição do Corpo de Bombeiros de Brusque para uma visita técnica. Na atividade, parte do componente curricular de Primeiros Socorros, eles puderam conhecer equipamentos, veículos, estrutura e forma de atuação da equipe, além de participar de simulados voltados para os atendimentos.
Na visita, o grupo foi acompanhado pela professora Tatiana Assis, que salientou a experiência proporcionada pela atividade aos acadêmicos. “Eles tiveram a oportunidade de ver de perto como funcionam as operações dos bombeiros, os recursos, os equipamentos utilizados e o quão importante são as ações realizadas pelos bombeiros no dia a dia”, indica a professora.
O contato com a rotina da corporação foi a primeira da acadêmica Carolina Todesco Machado. Ela destaca a velocidade e o conhecimento técnico demonstrado pela equipe durante situações críticas, como o atendimento de ocorrências. ”Enquanto estávamos lá, acabou tendo uma situação e como eles agem, fora o conhecimento e os equipamentos de primeiros socorros que eles têm, são muito bons”, avalia.
A possibilidade de vivenciar a aplicação de técnicas que o grupo já havia visto em sala de aula é destacada pela acadêmica. De acordo com ela, a experiência possibilitou ter uma noção mais precisa sobre a atuação do Corpo de Bombeiros.
“Os desafios que eles enfrentam todo o dia para salvar vidas e locais, nós pudemos ter a experiência de vestir as roupas deles e manusear alguns equipamentos. Assim, percebemos o impacto do trabalho deles na vida das pessoas da mesma forma que o nosso trabalho e conhecimento, com isso, futuramente, também contribuirá muito”, projeta a acadêmica.
Para a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Leilane Marcos, a visita técnica foi enriquecedora e relevante como parte do processo de formação dos futuros profissionais. Ela destaca a possibilidade de participação em simulações preparadas pela guarnição para atividades práticas dos acadêmicos.
Segundo ela, as atividades reforçarão o conhecimento teórico ao permitir a interação num ambiente realista e controlado. “Essa experiência proporcionou aos estudantes um contato direto com emergências, permitindo-lhes vivenciar, na prática, os procedimentos que estudam em sala de aula. Ao observar e participar das simulações realizadas pelos bombeiros, os alunos puderam compreender a importância do preparo e da agilidade no atendimento pré-hospitalar”, descreve.