O curso de Engenharia Civil do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) inova e promove durante a Semana Acadêmica o Construction On. Denominado “Bol-Construction”, neste semestre os acadêmicos são desafiados a conceber uma esfera (bola) de concreto, com materiais e dimensões pré-estabelecidos e que seja capaz de desenvolver uma trajetória retilínea.
O lançamento do desafio aconteceu no dia 3 de abril, sendo que as atividades serão realizadas ao longo do mês. O concurso, que também é promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), tem por objetivo testar a habilidade dos alunos competidores no desenvolvimento de métodos construtivos e na produção de concretos homogêneos com parâmetros de resistência otimizados.
Os estudantes, de diferentes fases, são divididos em 25 equipes para a realização do desafio e contam ainda com a colaboração dos alunos do Colégio Universitário de Brusque, que já tem a oportunidade de no Ensino Médio vivenciarem na prática atividades da Graduação.
O coordenador do curso, Jaison Homero de Oliveira Knoblauch, explica que os acadêmicos serão avaliados em várias etapas. A primeira avaliação mais importante, no entanto, será realizada no dia 7 de maio, no Átrio do Bloco A, quando a comunidade é convidada a participar. A equipe vencedora receberá troféu, além de 4 pontos na média.
— A bola de concreto feita pelos alunos rolará em uma pista fabricada. A pista tem uma extremidade, um pêndulo, que vai impulsionar a bola e ela rolará até no gol. Se marcar gol terá uma pontuação e se não marcar haverá outra pontuação específica — destaca.
Conforme Knoblauch, o “Bol-Construction” permitirá que os alunos coloquem em prática a teoria estudada em sala de aula.
— É um desafio trabalhoso e emocionante, que coloca à prova os conhecimentos adquiridos no curso de Engenharia Civil. É a oportunidade que os acadêmicos têm de testar suas habilidades e competências — ressalta.
