Professores e monitores escolares da rede municipal de Major Gercino participaram, no mês de julho de uma edição do projeto “Vivências e experiências na Educação Infantil”, realizada pelo curso de Pedagogia da UNIFEBE. A atividade, conduzida por professoras do curso, contou com momentos voltados tanto para a Educação Infantil quanto para os anos iniciais do Ensino Fundamental.
O encontro “Vivências e experiências na Educação Infantil” foi conduzido pela professora Luciane Oliveira da Rosa. A outra atividade, desenvolvida com os educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, foi a “Entre Jogos e Palavras: Experiências Lúdicas no Processo de Alfabetizar e Letrar”, conduzida pela professora Juliana Pedroso Bruns.
Conforme a professora, os participantes foram convidados a vivenciar experiências estéticas e sensoriais com diferentes materiais, como brinquedos estruturados e não estruturados, elementos naturais e pigmentos. O foco das atividades, segundo a professora Juliana, foi evidenciar o protagonismo infantil, as linguagens múltiplas e a relação entre criança e natureza.
Na formação voltada aos Anos Iniciais, a professora destacou o papel da ludicidade como caminho para potencializar os processos de alfabetização e letramento. Ela exemplifica o trabalho de pesquisadores como Emília Ferreiro, Magda Soares e Artur Gomes de Morais como inspiração para a adoção de estratégias como os jogos pedagógicos, voltados para a construção de conhecimento e o desenvolvimento de competências leitura e escrita.
“O projeto fortalece a missão comunitária da UNIFEBE e evidencia o papel da universidade na promoção de práticas pedagógicas qualificadas e contextualizadas, por meio do diálogo com as realidades locais e da valorização dos profissionais da educação básica”, descreve a professora.
Para a coordenadora dos cursos de Pedagogia e Pedagogia – Anos Iniciais, professora Gissele Prette, a atividade reafirma o compromisso e a missão da instituição de valorizar os professores e promover a transformação qualificada das práticas pedagógicas. Ela também ressalta a aproximação comunitária proporcionada pelo projeto e a integração entre os educadores.
“As iniciativas promovidas pelo curso estreitam o vínculo entre a universidade e a comunidade escolar, fortalecendo processos formativos e inspirando os educadores a desenvolverem estratégias inovadoras que potencializem a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes”, afirma a coordenadora.