notícias colégio
Notícias
26 de junho de 2025
por: Marcelo Gouvêa
Marcelo Gouvêa

Curso de Psicologia da UNIFEBE recebe palestra voltada ao clima engajamento e satisfação no mercado de trabalho

Atividade foi desenvolvida com acadêmicos da 3.ª fase do curso

A pesquisadora e professora Renata Silva de Carvalho Chinelato apresentou, virtualmente, a palestra “Clima, Engajamento e Satisfação: Proximidades e diferenças na teoria e prática” aos acadêmicos da 3.ª fase do curso de Psicologia da UNIFEBE. O encontro foi parte do componente curricular Comportamento Organizacional.

A professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abordou os fenômenos organizacionais, com a atenção à desmistificar as confusões recorrentes nas práticas do mercado de trabalho. O encontro também serviu para a interação entre acadêmicos e a pesquisadora, que esclareceu as diferenças conceituais e metodológicas e sua aplicação em pesquisas e diagnósticos organizacionais.
Para a acadêmica do curso de Psicologia na UNIFEBE, Araceli Caetano de Oliveira, a oportunidade foi inspiradora e motivadora. Segundo ela, além da oportunidade de conhecer a trajetória de vida acadêmica e profissional de uma referência na área, o evento colaborou para reforçar conceitos trabalhados ao longo do componente curricular.
“Enquanto ela falava, foi interessante relembrar os conteúdos já estudados em sala, fazendo associações e reforçando alguns conceitos da POT”, descreve.

Momento importante
De acordo com a professora Suellen Frainer, a proposta foi proporcionar uma visão crítica e fundamentada sobre o tema. Ela destaca a possibilidade de os estudantes conhecerem mais sobre a teoria voltada ao clima organizacional, engajamento e satisfação no trabalho, assim como exemplos trazidos pela palestrante.

“Compreender as nuances entre clima, engajamento e satisfação é essencial para que futuros psicólogos organizacionais e do trabalho desenvolvam diagnósticos e intervenções com maior precisão e responsabilidade”, detalha. “Ter a oportunidade de dialogar com uma pesquisadora com vasta experiência na área, como a professora Renata, ampliou a compreensão dos alunos e reforçou a importância de uma atuação crítica e fundamentada.”

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia, professora Andreia Martins, receber a pesquisadora e diferenciar os detalhes que envolvem o clima, engajamento, e comprometimento são momentos importantes para o curso. Para ela, a interação amplia as habilidades técnicas e a competência profissional.
“Atividades como essa, entre as universidades, fazem com que os nossos acadêmicos e as nossas acadêmicas observem o quanto o curso de Psicologia da UNIFEBE está conforme a necessidade do mercado e com o que se pesquisa na área de gestão”, descreve a coordenadora.

Fale Conosco / Assessoria de Comunicação Social:

comunicacao.assessor@unifebe.edu.br / 47 3211-7223

Postagens relacionadas

UNIFEBE oportuniza visita na Villa Renaux à escola de Brusque
Cultura

UNIFEBE oportuniza visita na Villa Renaux à escola de Brusque


05 de julho de 2018
Desenvolvimento de liderança é tema de bate-papo com acadêmicos de Administração da UNIFEBE
Administração

Desenvolvimento de liderança é tema de bate-papo com acadêmicos de Administração da UNIFEBE


17 de maio de 2024
Unifebe lança Avaliação Institucional

Unifebe lança Avaliação Institucional


19 de maio de 2009
Skip to content