notícias colégio
Notícias
09 de junho de 2011

Debate “Imprensa e Direito” discute liberdade de imprensa

O Dia da Liberdade de Imprensa foi marcado, no Centro Universitário de Brusque – Unifebe, pelo debate sobre a Imprensa e o Direito, realizado no Auditório do Bloco C da Instituição, campus Santa Terezinha. Organizado pelos professores Ricardo Vianna Hoffmann e Luiz Elias Valle, o evento contou com a participação de advogados, empresários de comunicação e apresentador de Rádio e TV.

O debate durou mais de duas horas e teve como origem uma petição apresentada pelos acadêmicos do curso de Direito Amanda Paloschi, Karin Rodrigues e Lucas André Tachini abordando o filme "O Povo Contra Larry Flynt", que trata do homem que tornou a pornografia explícita de sua revista, Hustler, nos anos 70. Apesar de ter construído um império, enfrentou batalhas judiciais e um atentado que o deixou paraplégico.

A mesa redonda foi composta pelo apresentador de TV e locutor, Rodrigo dos Santos, proprietários de veículos de comunicação da cidade Cláudio José Schlindwein e Marise Westphal Hartke e os advogados Eduardo Guerini, Ronaldo Uller e Sérgio Ricardo de Aquino. Os comentários mais críticos sobre a imprensa ficaram por conta do advogado Eduardo Guerini, que afirmou existir uma indústria de entretenimento de baixo nível pautado pelo poder econômico das empresas de comunicação. "A imprensa tem que ser um espaço que construa a liberdade de expressão e não que deixe o sujeito alienado", disse.

Já sobre o Direito Marise lembrou que cada caso é um caso. "Quando no Direito se pergunta alguma coisa a resposta é sempre: depende", frisou ela, contextualizando situações em que advogados e magistrados são ouvidos sobre determinados assuntos.

Foi destacado ainda que existe uma divisão entre o que é legal e o que é justo, sendo que o legal nem sempre é justo. Os debatedores também ressaltaram a importância da liberdade de expressão e do direito à informação. Foi abordada, ainda, a legislação no espaço virtual, a força das redes sociais e o momento de mudanças que passa a comunicação. Ao final do evento, participantes interagiram no debate com questionamentos e sugestões.

Para o organizador do debate, Ricardo Vianna Hoffmann, o evento envolveu a questões pedagógicas e sociais, como o direito à liberdade, expressão e personalidade do indivíduo, trazendo reflexão sobre o tema. "Fiquei muito feliz com a atuação dos nossos acadêmicos e os convidados, que dentro das suas visões e pesquisas, fizeram um debate muito proveitoso. Quem participou, teve a oportunidade de assistir aos mais variados pensamentos. Foi apresentada muita luz ao tema liberdade de expressão", avaliou.

Texto e foto: Suelen Cerbaro
Publicado por: Assessoria de Comunicação Social

Postagens relacionadas

Acadêmicos de Publicidade realizam festival de cinema documentário
Cultura

Acadêmicos de Publicidade realizam festival de cinema documentário


16 de maio de 2017
Inscrições para a Bolsa de Estudos do Artigo 170 – Edital nº 02/2009 – 2º Semestre Letivo de 2009

Inscrições para a Bolsa de Estudos do Artigo 170 – Edital nº 02/2009 – 2º Semestre Letivo de 2009


29 de julho de 2009
Acadêmicos de Psicologia orientam estudantes do Senac Ribeirão Preto sobre elaboração de currículos
Psicologia

Acadêmicos de Psicologia orientam estudantes do Senac Ribeirão Preto sobre elaboração de currículos


27 de novembro de 2023
Skip to content