22 de junho de 2011

Deficientes visuais interagem em desfile de moda na Unifebe

"Nunca participei de um evento de moda. Está sendo uma experiência completamente inovadora". A afirmação foi do deficiente visual, Sidnei Knihs, que na noite de segunda-feira, 20 de junho, sentou na primeira fila para participar do desfile Imagens Projetadas, promovido pelo curso Design de Moda do Centro Universitário de Brusque – Unifebe.

Enquanto os acadêmicos, professores e integrantes da comunidade acompanhavam os modelos na passarela e conferiam o trabalho das acadêmicas da 3ª e 5ª fase, Sidnei criou seu mundo da moda. Através dos sons, imaginou peças, modelos e o desfile. Depois dos aplausos finais, ele e outros membros da Associação dos Deficientes Visuais de Brusque e região (ADVB) tocaram as peças, conversaram com as futuras estilistas e leram, em braile, a composição dos tecidos, suas formas, cores e detalhes.

Segundo a presidente da ADVB, Lucimara Zaluski Galinski, a atividade conseguiu incluir os deficientes visuais em um mundo não frequentado por eles. "Foi uma oportunidade inédita para a inclusão. A associação está sempre de portas abertas para parcerias desse tipo", ressaltou Lucimara, referindo-se ao apoio da associação no desfile.
O superintendente da Fundação Cultural, Didi Maçaneiro, que participou do evento, parabenizou o curso, a produção arrojada do desfile e destacou a inclusão social. "Mesmo sem conseguir enxergar, o deficiente visual teve uma referência. Conseguir trazer essas pessoas para um desfile é algo inacreditável", pontuou.

O desfile e o público
O tema central do evento foi cinema, mas envolveu dois outros assuntos: animação e mitologia. Homens e mulheres desfilaram pela passarela com peças criativas e inovadoras. O desfile trouxe à tona a importância do pensar crítico nos diferentes segmentos profissionais e durou pouco mais de meia hora.

Entre o público, que lotou a Átrio do Bloco A da Instituição, campus Santa Terezinha, também marcaram presença no evento egressos e familiares dos acadêmicos que desfilavam ou dos estilistas que assistiam seus looks na passarela. Formada em Design de Moda pela Unifebe há dois anos, Danubia Stofella, disse que até lembrou o friozinho na barriga que sentia quando suas produções integravam o desfile.

A ansiedade chegou até as avós de duas alunas, Edeltrudes Klabunde, 70 anos, e Maria Rosa Pereira, 77. Elas acompanharam cada detalhe do evento. Já Helena Mendes, 58 anos, levou a irmã e a sobrinha para juntas apreciarem as produções da filha Raiany. "Foi um dia bem agitado para nós. Ela estava eufórica com o desfile", revelou Helena.
De acordo com uma das professoras organizadoras do evento, Thaissa Schneider, o desfile superou a expectativa. "Nem os alunos esperavam que os trabalhos ficassem tão lindos", ressaltou a professora. Segundo ela, a apresentação foi o resultado do empenho de todos. Para a acadêmica da 3ª fase do curso, Luana Geanesini Costa, o desfile instigou a criatividade.

Clique aqui para ver mais fotos.

Texto: Suelen Cerbaro

Publicidade e Propaganda passa por avaliação com conceito 4,19