Com uma das estruturas suportando a carga de 22 quilogramas, o Desafio Ponte de Macarrão 2025 contou com a participação de 12 equipes. A marca foi atingida na noite em que participaram equipes dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. Já na etapa destinada aos cursos de Engenharia Química e Engenharia Civil, a ponte da equipe vencedora suportou 15 quilogramas. Com esses resultados, o recorde da instituição, alcançando em 2021, pela equipe de Engenharia Química “Engenheiras sem Diploma”, 29,95 quilogramas foi mantido.
Segundo o professor Andrei Buse, do componente curricular de Física II, o respeito às especificações técnicas para o desafio foi uma das marcas desta edição. Para serem habilitados ao desafio, as equipes precisam atender a características prévias, como o material utilizado, as medidas mínimas e máximas e a massa total da estrutura.
“Este foi o primeiro ano em que todas as equipes, sem exceção, conseguiram atender a todos os critérios e fazer uma ponte que não passou de um quilograma, respeitando as medidas máximas de largura, comprimento e altura”, celebra o professor.
Os testes foram acompanhados por acadêmicos de diferentes cursos da instituição durante duas noites. O pró-reitor de Graduação, professor Sidnei Gripa, também acompanhou a disputa e elogiou o desempenho dos acadêmicos, destacando a importância da prática e da integração de conhecimentos.
“Todos os participantes estão de parabéns por demonstrarem capacidade técnica e integração dos conhecimentos necessários para enfrentar o desafio. Essa experiência de buscar uma solução para um problema proposto aproxima os participantes daquilo que será a rotina de muitos durante a vida profissional. Além de colaborar com a prática dos conteúdos teóricos, a atividade ajuda a capacitar os nossos acadêmicos”, afirma.
O desafio
Para ser avaliada no desafio, a ponte precisava ser feita com espaguete número 7 de marca específica. Ela poderia utilizar colas epóxi dos tipos massa e resina para fixação, além de cola quente em pistola para unir barras e nós.
Ao todo, a estrutura não poderia superar um quilograma de massa no momento da pesagem da prova. O limite de altura da ponte foi estabelecido em 50 centímetros, enquanto a largura não poderia ultrapassar 20 centímetros. A estrutura precisava suportar os pesos das anilhas suspensos em um balde, preso à estrutura por um gancho. A carga era aplicada no meio do vão de 1 metro.
O acadêmico Djonata Klann, integrante da equipe “Ponte de Berlim”, ressalta o aprendizado e amadurecimento promovidos pela ação. A capacidade de adaptação foi outra habilidade destacada por ele. “Entender que nem sempre as coisas saem como o planejado e compreender a dificuldade disso é um ponto muito importante”, descreve.
Ela lembra que, antes do macarrão, palitos haviam sido usados em um desafio de construção de uma ponte. Nele, os 400 gramas de massa da estrutura conseguiram suportar 60 quilogramas. “A Ponte de Macarrão, por sua vez, tem uma estrutura bem mais complexa. Principalmente, devido à fragilidade dos macarrões, que devem ser conservados em lugares fechados para evitar a umidade, algo que compromete a sua resistência”, detalha.
Segundo ela, a participação no desafio colaborou com a aplicação prática daquilo que já haviam projetado no papel. “Assim conseguimos visualizar a utilidade dos cálculos de treliças vistos frequentemente durante as aulas”, resume.
Resultados
Desafio Engenharia Civil e Engenharia Química
Batedor de laje – 1.º Lugar: suportou 15 kg + balde + gancho
Envergou, mas não quebrou! – 2.º Lugar: suportou 10 kg + balde + gancho
Viga Espaguete – 3º Lugar: suportou 7 kg + balde + gancho
Espaguete Armado – Suportou 2 kg + balde + gancho
Trigo & Tensão – Danificada antes da entrega
Desafio Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica
Ponte de Berlim – 1º Lugar: suportou 22 kg + balde + gancho
Tomara que caia – 2º Lugar: suportou 16 kg + balde + gancho
Lamen Taveis – 3.º Lugar: suportou 7 kg + balde + gancho
Ponte do rio que cai – 4.º Lugar: suportou 5 kg + balde + gancho
Delta – 5.º Lugar: suportou 2 kg + balde + gancho
Massa F.M. – A ponte não suportou a carga mínima de colapso (2 kg)
Ponte Senna – A ponte não suportou a carga mínima de colapso (2 kg)